Cidades

Enem: Inep altera data das provas para janeiro de 2023

O exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve a data alterada para para 10 e 11 de janeiro de 2023. A informação foi divulgada pelo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Motivos

Dessa forma, o adiamento considerou apontamento feito pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que alertou o Inep de que as datas anteriormente programadas para marcadas para 13 e 14 de dezembro coincidiam com as saídas temporárias dos presos, o que poderia ocasionar um número elevado de abstenção no exame.

Conforme o Inep, a retificação está em consonância com o art. 4º da Portaria n.º 24/2022, que prevê: “exames e avaliações podem ser cancelados ou ter datas de realização alteradas a critério do Inep em decorrência da necessidade de ajuste das etapas inerentes à sua realização ou da inviabilidade de alguma delas”.

Enem PPL

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) é um exame constituído de redação e de quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia, os participantes respondem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com cinco horas e meia de duração. Já no segundo dia, eles respondem questões de ciências da natureza e matemática.

Dessa forma o cada unidade prisional ou socioeducativa apontada terá um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição e suas funcionalidades.

O profissional tem a função de realizar e acompanhar as inscrições; determinar a sala de provas dos candidatos; transferir participantes entre as unidades, quando necessário, dentro do prazo previsto; e excluir participantes que tiverem sua liberdade decretada.

O responsável pedagógico também acessa os resultados obtidos pelos candidatos, pleiteando sua participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior, se for o caso.

Por fim, os participantes do Enem PPL com idade a partir de 18 anos podem utilizar o desempenho no exame para acesso à educação superior. Mas os participantes menores de 18, considerados treineiros, que fazem as provas para conhecer o processo, só poderão utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

15 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

16 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

17 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

18 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

19 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

19 horas ago