Escolas de Boa Vista participam de avaliação diagnóstica para verificar nível de aprendizagem de alunos

Ideia é que o resultado auxilie na criação de um modo de ensino que atenda as necessidades dos alunos. Prova acontece de forma simultânea em 60 escolas da rede municipal, com 27 mil alunos sendo avaliados

Escolas de Boa Vista participam de avaliação diagnóstica para verificar nível de aprendizagem de alunos
Foto: Divulgação PMBV

Avaliação em Rede, ferramenta utilizada para compreender conhecimentos e saberes dos alunos do município, começou a ser aplicada nesta quarta-feira, (24), sendo inicialmente direcionada às turmas de 2° e 3° ano do ensino fundamental. Amanhã, (25) será a vez dos pequenos do 4° e 5° ano.

A ideia é que o resultado desse mapeamento auxilie o município na criação de um modo de ensino que atenda as necessidades dos alunos.

Assim, a prova acontece de forma simultânea em 60 escolas da rede municipal, com 27 mil alunos sendo avaliados. De forma dinâmica e educativa, as questões englobam os assuntos estudados nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Tanto do atual ano letivo quanto, do anterior.  Para melhor atender os alunos com baixa visão, a avaliação contará com provas com texto ampliado. 

Educação de qualidade para os alunos

Assim, questões da avaliação diagnóstica tem criação pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), com fundamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas matrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), na Proposta Curricular Municipal do Ensino Fundamental de Boa Vista e na proposta pedagógica do material didático do programa de ensino estruturado.

Além disso, a gerente de Planejamento Educacional do Ensino Fundamental da SMEC, Telma Gomes, explicou que essa ainda é a primeira avaliação do ano.

“No meio do ano, faremos outra prova para observar os bons resultados das estratégias que vamos criar com a avaliação de hoje. Também vamos contar com a participação das crianças que estão no 1° ano. Com a inclusão dos componentes curriculares de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Tudo isso, com o objetivo de entregar a melhor educação para todos”.

De acordo com a professora da Escola Municipal Jardim das Copaíbas, Jusiany Freitas, a avaliação diagnóstica ajuda os professores a compreenderem o cenário educacional das turmas. E entenderem quais metodologias são eficientes.

“Com essa prova, vamos observar quais aspectos devemos melhorar e focar nossa atenção para atender as dificuldades dos alunos da melhor forma possível, pois cada um assimila os assuntos de modos e em ritmos diferentes”, afirmou.

Fonte: Da Redação

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