Estudo aponta Boa Vista como modelo na Primeira Infância

Para considerar Boa Vista como exemplo, estudo apresentou práticas inovadoras no espaço urbano através de ações voltadas para crianças

Estudo aponta Boa Vista como modelo na Primeira Infância
Intervenções em escolas e hospital voltadas para a Primeira Infância em Boa Vista – Foto: Divulgação/PMBV

Um estudo realizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) aponta a cidade de Boa Vista como modelo em políticas públicas para Primeira Infância no Brasil.

Para considerar Boa Vista como exemplo, o estudo apresentou práticas inovadoras no espaço urbano através de ações voltadas para crianças.

Nesse Sentido, o NCPI avaliou os investimentos e ações que impactam na Primeira Infância. O foco da pesquisa foi principalmente as intervenções urbanísticas realizadas pela Prefeitura na cidade.

O documento citou as principais politicas públicas do município, como manifestações artísticas em muros e calçadas, assim como restauração de espaços públicos.

O estudo relacionou ainda intervenções nas unidades de saúde e creches, como exemplo, de ações para tornar os espaços mais amigáveis às crianças.

“Por meio do projeto Caminhos da Primeira Infância, o município de Boa Vista confirma a opção por investir no desenvolvimento da criança pequena e no apoio às suas famílias. Para tanto, realiza intervenções urbanísticas em diversos bairros e implementa políticas e serviços buscando tornar a cidade mais acolhedora e segura para esses públicos e também mais lúdica”, diz trecho do estudo.

Intervenções para primeira infância em Boa Vista

Dentre as intervenções urbanas em Boa Vista voltadas à primeira infância, destacam-se os playgrounds nas escolas e espaços públicos.

Conforme a Prefeitura, desde 2013, foram implantados 52 playgrounds nas escolas municipais e 22 em praças públicas. Ademais, outros prédios públicos municipais também ganharam um cantinho especial para as crianças.

Há ainda brinquedos com acessibilidade e fontes interativas nas praças, além de obras por toda a cidade que oferecem espaços lúdicos, educativos e seguros para as crianças, como a Selvinha Amazônica.

Além disso, o município possui ainda o projeto Caminhos da Primeira Infância no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista. O programa contempla um trajeto usado pelas crianças que interliga os equipamentos públicos do bairro de forma lúdica. São escolas, creche, unidade básica de saúde, praça e outros equipamentos públicos conectados.

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), foi responsável pela implantação de Políticas Públicas de Primeira Infância na capital. Ela afirmou que o trabalho vai além da gestão e muda vidas para melhor.   

“Eu acredito em políticas públicas sérias. Boa Vista se consolidou como a Capital da Primeira Infância e é modelo para todo o País e para o mundo. Esse trabalho é a prova de que a transformação que buscamos passa pela educação, pela saúde, e pelo cuidado com as pessoas”, explicou.

O atual prefeito da capital roraimense, Arthur Henrique (MDB), relatou que o trabalho realizado na primeira infância é fruto de vontade política.

“Nós entendemos a importância de desenvolvimento da primeira infância e abraçamos a ideia de que em todos os projetos que a gente fizer dentro da prefeitura, a gente precisa olhar primeiro para aquelas famílias que tem criança dentro da primeira infância ou uma mãe gestante”, ressaltou.

Além das intervenções urbanas         

A princípio, a Prefeitura estabeleceu, em 2013, como prioridade as Políticas Públicas para a Primeira Infância em Boa Vista.

Como exemplo, o município implementou o programa Família que Acolhe (FQA) para fortalecer os vínculos familiares para que a criança alcance o pleno desenvolvimento.

Nesse sentido, o FQA tem como foco ações que cuidam da criança desde a gestação até os seis anos de idade.

Em relação às políticas educacionais, os professores fazem uso do primeiro currículo infantil do país, assegurando um ensino de qualidade.

Além disso, o município promove campanhas para sensibilização da população sobre a importância do tema. O executivo faz ainda capacitações dos servidores sobre a temática.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x