Cidades

Estudo aponta Boa Vista como modelo na Primeira Infância

Um estudo realizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) aponta a cidade de Boa Vista como modelo em políticas públicas para Primeira Infância no Brasil.

Para considerar Boa Vista como exemplo, o estudo apresentou práticas inovadoras no espaço urbano através de ações voltadas para crianças.

Nesse Sentido, o NCPI avaliou os investimentos e ações que impactam na Primeira Infância. O foco da pesquisa foi principalmente as intervenções urbanísticas realizadas pela Prefeitura na cidade.

O documento citou as principais politicas públicas do município, como manifestações artísticas em muros e calçadas, assim como restauração de espaços públicos.

O estudo relacionou ainda intervenções nas unidades de saúde e creches, como exemplo, de ações para tornar os espaços mais amigáveis às crianças.

“Por meio do projeto Caminhos da Primeira Infância, o município de Boa Vista confirma a opção por investir no desenvolvimento da criança pequena e no apoio às suas famílias. Para tanto, realiza intervenções urbanísticas em diversos bairros e implementa políticas e serviços buscando tornar a cidade mais acolhedora e segura para esses públicos e também mais lúdica”, diz trecho do estudo.

Intervenções para primeira infância em Boa Vista

Dentre as intervenções urbanas em Boa Vista voltadas à primeira infância, destacam-se os playgrounds nas escolas e espaços públicos.

Conforme a Prefeitura, desde 2013, foram implantados 52 playgrounds nas escolas municipais e 22 em praças públicas. Ademais, outros prédios públicos municipais também ganharam um cantinho especial para as crianças.

Há ainda brinquedos com acessibilidade e fontes interativas nas praças, além de obras por toda a cidade que oferecem espaços lúdicos, educativos e seguros para as crianças, como a Selvinha Amazônica.

Além disso, o município possui ainda o projeto Caminhos da Primeira Infância no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista. O programa contempla um trajeto usado pelas crianças que interliga os equipamentos públicos do bairro de forma lúdica. São escolas, creche, unidade básica de saúde, praça e outros equipamentos públicos conectados.

A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), foi responsável pela implantação de Políticas Públicas de Primeira Infância na capital. Ela afirmou que o trabalho vai além da gestão e muda vidas para melhor.   

“Eu acredito em políticas públicas sérias. Boa Vista se consolidou como a Capital da Primeira Infância e é modelo para todo o País e para o mundo. Esse trabalho é a prova de que a transformação que buscamos passa pela educação, pela saúde, e pelo cuidado com as pessoas”, explicou.

O atual prefeito da capital roraimense, Arthur Henrique (MDB), relatou que o trabalho realizado na primeira infância é fruto de vontade política.

“Nós entendemos a importância de desenvolvimento da primeira infância e abraçamos a ideia de que em todos os projetos que a gente fizer dentro da prefeitura, a gente precisa olhar primeiro para aquelas famílias que tem criança dentro da primeira infância ou uma mãe gestante”, ressaltou.

Além das intervenções urbanas

A princípio, a Prefeitura estabeleceu, em 2013, como prioridade as Políticas Públicas para a Primeira Infância em Boa Vista.

Como exemplo, o município implementou o programa Família que Acolhe (FQA) para fortalecer os vínculos familiares para que a criança alcance o pleno desenvolvimento.

Nesse sentido, o FQA tem como foco ações que cuidam da criança desde a gestação até os seis anos de idade.

Em relação às políticas educacionais, os professores fazem uso do primeiro currículo infantil do país, assegurando um ensino de qualidade.

Além disso, o município promove campanhas para sensibilização da população sobre a importância do tema. O executivo faz ainda capacitações dos servidores sobre a temática.

Fonte: Da Redação

Bryan Araújo

Recent Posts

Prefeitura intensifica ações de combate ao mosquito da dengue em Boa Vista

Bairros com maior índice de infestação são: Centro, Calungá, São Vicente, 13 de Setembro, Asa…

6 horas ago

Divisão de Captura divulga fotos de presos que não voltaram da ‘saidinha’ do Dia das Crianças

População pode auxiliar denunciando através do WhatsApp: (95) 99131-4165 ou pelo Instagram: @dicap.rr

6 horas ago

Polícia divulga foto de mulher foragida, suspeita de aplicar golpe do empréstimo em idosos, indígenas e pessoas com deficiência em RR

Polícia pede para que qualquer informação sobre Eryca Menezes, entre em contato no 95-98414-1629

7 horas ago

Seis adolescentes são apreendidos por vandalismo em escola de Mucajaí

Vigia da escola viu pelas câmeras de segurança o momento em que o grupo invadiu…

8 horas ago

Policial militar de São Luiz do Anauá é preso por estupro de três crianças

Prisão ocorreu a pedido do Ministério Público de Roraima (MPRR), que também denunciou o PM

9 horas ago

Chico Rodrigues fala sobre emendas destinadas para Roraima

Senador também ressaltou a importância de informar a população sobre a aplicação dos recursos

9 horas ago