O velório e a despedida do artista Jaider Esbell ocorrem na manhã desta sexta-feira (5). Amigos, familiares, admiradores, assim como autoridades acompanharam a cerimônia religiosa que ocorreu no Palácio da Cultura Nenê Macaggi.
Durante a despedida, o também artista Neuber Uchoa interpretou a canção Cruviana em homenagem a Esbell no saguão do local. Nas redes sociais amigos e admiradores também prestaram diversas homenagens.
O velório ocorre no Palácio da Cultura desde a tarde de ontem (5), mas o velório será fechado para os familiares na manhã de hoje.
Jaider Esbell faleceu na tarde da última terça-feira (2) no apartamento onde morava em São Paulo. Os familiares não revelaram a causa da morte.
Momento importante
O artista vivia o melhor momento da carreira com exposições no Museu de Arte Moderna em São Paulo e nos espaços culturais mais importantes do país.
No último domingo, ele encerrou participação de sua obra “Entidades” dentro da programação do 28º Porto Alegre em Cena.
Histórico
Ao longo de sua trajetória, Esbell sempre foi, primordialmente, entusiasta da arte. Contudo, somente em 2010, se inscreveu em um programa do Ministério da Cultura de incentivo a novos escritores.
Depois de selecionado, Esbell lançou em 2012 seu primeiro livro “Terreiro de Makunaima – Mitos , lendas e estórias em vivências”.
Em seguida o artista descobriu a paixão pela pintura. Desde então, realizou diversas exposições nacionais e interacionais com seus trabalhos.
Com suas obras, Esbell se consolidou como uma das figuras centrais do movimento artístico contemporâneo brasileiro. Ele abordava as vivências dos povos originários.
Por Rosi Martins