As festas particulares durante o período do Carnaval 2022 em Boa Vista, devem ser autorizada pela Vigilância Sanitária Municipal.
Conforme a Prefeitura de Boa Vista, os interessados em promover eventos na época, vão receber orientações e instruções que podem variar de acordo com o local, aberto ou fechado, quantidade de participantes e outros detalhes.
De acordo com a com o chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal, Eurico Sampaio, equipes vão permanecer nas ruas para impedir o descumprimento das medidas sanitárias que possam trazer riscos à população.
“As festas particulares de carnaval autorizadas seguem os mesmos critérios para eventos diversos, como limite de pessoas, distanciamento e exigência do uso de equipamentos de segurança. Nossas equipes estarão nas ruas para garantir que essas medidas sejam cumpridas. Caso contrário, os responsáveis estarão sujeitos a penalidades como advertência, interdição e multa.”
Desde o o início da pandemia, já existem profissionais da Vigilância Sanitária Municipal, em parceria com equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Planejamento e Finanças em ações de conscientização e monitoramento do comércio, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Carnaval de rua cancelado
A prefeitura de Boa Vista cancelou o carnaval de rua em 2022 em razão dos aumentos de casos de Covid-19 e gripe. O anúncio foi feito nas redes sociais do prefeito Arthur Henrique (MDB) na última terça-feira (11).
Dados do do último Boletim Epidemiológico do Comitê Municipal de Combate à doença, apontam que na primeira semana de janeiro, foram mais de 14.400 atendimentos nas UBS que recebem casos de Covid-19.
Esses dados, correspondem a um acréscimo de 62,6% com relação à última semana de dezembro de 2021.
Vacinação contra a Covid-19
Ainda conforme a prefeitura, um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) aponta que a capital está com 78,54% da população imunizada com a primeira dose e 58% com a segunda.
No período de carnaval, a prefeitura vai intensificar campanhas e ações que estimulem a população a completar o esquema vacinal.
Fonte: Da Redação