Força Nacional vai auxiliar na retirada de garimpeiros e combate às queimadas na Terra Indígena Yanomami

Medida faz parte do Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na região

Força Nacional vai auxiliar na retirada de garimpeiros e combate às queimadas na Terra Indígena Yanomami
Força Nacional de Segurança Pública – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

Em apoio à Casa Civil da Presidência da República, a Força Nacional de Segurança Pública vai auxiliar na retirada de garimpeiros e combate às queimadas na Terra Indígena Yanomami. A informação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25).

A medida faz parte do Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na região. A operação vai contar com apoio logístico do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A ação da Força Nacional da terra indígena ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública de Roraima e com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, sob coordenação da Polícia Federal.

Casa de Governo

A Casa de Governo, criada em fevereiro deste ano para enfrentar a crise humanitária na Terra Yanomami, foi instalada em Boa Vista. A estrutura ficará na cidade até 31 de dezembro de 2026.

Além de coordenar e monitorar o Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na região, a Casa de Governo tem a função de acompanhar a implementação de políticas públicas emergenciais e permanentes para os povos indígenas e manter um canal de diálogo com lideranças.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x