Cidades

Gestante de gêmeas faz apelo nas redes sociais por TFD

A gestante de gêmeas Gleyciane do Nascimento, relatou à reportagem nesta quarta-feira (18) que aguarda Tratamento Fora do domicílio (TFD) após um das bebês receber diagnóstico de hidropsia que é o acúmulo anormal de líquido em dois ou mais compartimentos fetais. No entanto, em razão da burocracia, Gleyciane espera há mais de um mês e o tempo é um fator importante para salvar a vida das bebês.

Entenda

A mulher, gestante há quase 6 meses de gêmeas, ficou internada na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth com um quadro de Pressão Alta. Após ir a um especialista, ela então recebeu diagnóstico de Sindrome de Transfusão Feto-Fetal estágio IV. Contudo, Gleyciane precisa de uma cirurgia que não é feita no estado.

“Minha pressão estava muito alta e na ultrassom, foi apontado que uma das bebês estava muito inchada. Então fui encaminhada para um especialista fetal que deu o diagnóstico de Sindrome de Transfusão Feto Fetal que é muito rara e precisa de cirurgia, no entanto aqui em Roraima não faz” disse.

Ela ainda explicou o que é a síndrome. “Uma das bebês está recebendo mais sangue do que a outra. E a cirurgia seria feita para tentar equilibrar o fluxo de sangue. Demos entrada antes do natal, assim que recebi o diagnóstico. Então me deram alta e disseram então que não podiam fazer mais nada por mim,” disse.

Riscos

Ainda de acordo com a gestante das gêmeas, com a demora a criança poder vir a morrer, conforme o médico.

“Os riscos são que ela está ficando cada dia mais inchada, o coração dela está grande e ela pode entrar em óbito a qualquer momento. Foi o que o médico falou. Quanto mais se agrava, mais ela vai inchando. E, enquanto isso, a outra vai diminuindo de tamanho, Ou seja as duas estão correndo riscos. O médico disse que eu também estou em risco. Porque está tendo desequilíbrio de liquido eu posso entrar em trabalho de parto e pode ocasionar um parto prematuro”

Direitos

Gleyciane expôs o caso redes sociais após procurar a Defensoria Pública.

“Procurei a defensoria. Mas ficam dando prazos. Vão fazer uma nova pericia, sendo que isso já foi feito. Enquanto isso o tempo vai passando e enquanto isso a gente vai correndo riscos. Quando entro em contato só me pedem para esperar. Não sei mais o que fazer. Condições para ir por conta própria eu não tenho”, disse.

A Grávida pede ainda que os órgãos responsáveis olhem com atenção para o seu caso.

“A gente não tem uma resposta, só me pedem para aguardar. O caso é grave, e pelo Sus a burocracia é grande. Eu tive que parar de trabalhar porque o médico me mandou ficar em repouso. São três vidas que estão correndo risco, e enquanto isso eu estou esperando, mas até quando, até elas morrerem?”

Citados

A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima e também com a Defensoria Pública para informações sobre o caso. Assim, a Defensoria Pública havia dado um prazo de 48h para que a Sesau se manifestasse sobre o caso. Diante da demora, A Defensoria ingressou com a demanda judicial contra o Estado de Roraima.

Agora, o processo tramita perante o juizado Fazendário da comarca de Boa Vista e foi despachado pelo Magistrado, determinando a remessa ao Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NATJUS) para elaboração de nota técnica sobre o caso, bem como determinando a intimação da Secretaria Estadual de Saúde para se manifestar, assinalando o prazo de 72 horas concomitantes para ambos

Já a Secretaria de Saúde (Sesau) disse que aguarda retorno da Regulação do Ministério da Saúde quanto a disponibilidade de vaga. E que, até o momento houve “respostas negativas das regulações de Brasília, Recife e São Paulo.”

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

IFRR oferta 180 vagas para Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Línguas Indígenas

Inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 15 de outubro

2 minutos ago

‘Mulheres Amadas’: encontro reúne empreendedoras para interação e troca de experiências em Boa Vista

Convidadas beneficiárias da AME-BV compartilharam suas trajetórias de vida no encontro

57 minutos ago

Com fortes dores de cabeça, paciente espera há três meses por consulta de retorno com neurologista no Coronel Mota

As caixas de remédio prescritos pela médica acabaram. Agora, ela recorre à emergência de hospitais…

2 horas ago

PF prende dois homens que transportavam sete sírios irregulares em Boa Vista

Migrantes ilegais tentavam embarcar no aeroporto com destino a Macapá (AP)

2 horas ago

Forte chuva e ventania destelha casas, derruba árvores e interrompe fornecimento de água e luz em Rorainópolis, Sul de RR

Chuva aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 18, e causou estragos pela cidade

3 horas ago

Mulher com problemas na garganta aguarda há sete meses para remarcar consulta no Coronel Mota, diz denúncia

Consulta da paciente estava marcado para fevereiro, mas foi cancelada pela clínica. Desde então, ela…

4 horas ago