O Governo de Roraima contratou seis artistas nacionais para apresentação no Arraial do Anauá. A contratação custou R$ 1.031.620,00. O evento ocorre entre os dias 24 de junho e 1º de julho.
Conforme documentos obtidos pelo Roraima em Tempo, seis artistas se apresentarão no Parque Anauá.
A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult) ainda não divulgou a programação, bem como as datas das apresentação dos artistas. Os processos ocorreram por meio da Secretaria.
Desde o início da gestão, essa é a primeira vez que o Governo do Estado traz artistas nacionais para um evento cultural.
Em 2019, quando o realizou Arraial do Anauá, a então secretária de Cultura, Tânia Soares, afirmou que o evento ocorreu com parcerias. Em seguida criticou o gasto com a festa feito na gestão anterior.
“Levamos esta proposta ao governador Antonio Denarium e, com o apoio de parcerias importantes, está sendo possível realizar com um custo bem reduzido da edição passada, o tradicional festejo no Parque Anauá”, destacou.
A última edição do Arraial do Anauá ocorreu em julho de 2019. A festa durou apenas três dias. Dessa forma, na ocasião o governo divulgou que o custo total do evento foi de apenas R$ 600 mil. Pouco mais da metade do custo dos shows nacionais deste ano.
E, da mesma forma, criticou o gasto da gestão anterior com a manifestação cultural.
“Uma economia de mais de 80% comparado aos gatos do ano passado que foram em torno de R$ 2,6 milhões, sendo que R$ 600 mil foram apenas para a decoração do Parque”, diz a matéria do portal do governo.
Em maio desse ano, artistas de Roraima denunciaram ao Roraima em Tempo a suspeita de desvios de recursos em contratos da Governo de Roraima por meio da Secult. Os denunciantes preferiram não se identificar por medo de represálias.
Conforme a denúncia, desde outubro do ano passado a classe notou irregularidades nas contratações para eventos. Entre as suspeitas estão os pagamentos em duplicidade, além de contratação de bandas que estão inativas. Todos os contratos estão em nome do representante Ronaldo M. da Silva-ME.
Um dos contratos é de um evento do governo, realizado em outubro do ano passado. Das nove atrações, seis estão contratadas para dois shows para o mesmo dia. Cada atração custou R$ 6 mil aos cofres públicos, totalizando R$ 96 mil.
No entanto, de acordo com o denunciante, uma das atrações não estava em atividade e outras alegam não ter recebido o valor correto pela apresentação.
“Eles achavam que tinham sido contratados pra fazer só uma apresentação. Quando eles foram ao Diário Oficial, viram que os nomes deles estavam com duas apresentações. Então eles ficaram chateados, por quê? Porque se sentiram enganados. Alguns deles alegam que na verdade a banda nem está mais em atividade e, mesmo assim, usaram o nome da banda deles para conseguir recurso”, denunciou.
Por Rosi Martins
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