Cidades

Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

O governo federal publicou uma Medida Provisória (MP) nesta terça-feira, 23, liberando o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ele estava retido para aqueles que haviam optado pelo saque-aniversário. A liberação do saque valerá para pessoas demitidas entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o saque é feito em duas parcelas. A primeira parcela, de até R$ 1.800, paga até o dia 30 de dezembro. A segunda parcela vai liberar o valor restante na conta do trabalhador até o dia 12 de fevereiro de 2026.

Beneficiados podem realizar a consulta do saldo diretamente no aplicativo do FGTS. A Caixa Econômica Federal vai divulgar o calendário de liberação do valor referência.

“Estamos corrigindo injustiças criadas pela lei do Saque-Aniversário, que castiga o trabalhador quando ele é demitido. Estamos fazendo isso enquanto não surgem as condições políticas para que essa lei seja revogada”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

De todos aqueles beneficiados com a medida, 87% receberão o dinheiro diretamente na conta bancária cadastrada no aplicativo do FGTS. Quem não tem conta cadastrada poderá sacar o valor nos caixas eletrônicos do banco, em casas lotéricas ou nos pontos Caixa Aqui.

No total, 14,1 milhões de trabalhadores se beneficiarão com a MP. O valor liberado chegará a R$ 7,8 bilhões.

Empréstimos

Conforme explicação do MTE, parte dos beneficiados pela MP não poderão sacar o valor integral porque o saldo está comprometido com empréstimos bancários. “Além disso, há trabalhadores que têm todo o saldo comprometido e não possuem valores disponíveis para saque”, explicou o MTE.

Em novembro, o MTE, anunciou novas regras limitando a antecipação do saque-aniversário. A mudança altera o funcionamento dos empréstimos que permitem ao trabalhador antecipar valores futuros do fundo.

Saque-aniversário

Criada em 2019, a modalidade permite ao trabalhador sacar uma parte do saldo do FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário. A adesão é opcional, podendo fazer pelo aplicativo FGTS, no site da Caixa, assim como nas agências. Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador abre mão de sacar o saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa. Ou seja, mantendo apenas o direito à multa rescisória de 40%.

Fonte: Agência Brasil

Josiele Oliveira

Recent Posts

Receita Federal divulga primeira lista de devedores contumazes e amplia fiscalização contra inadimplência bilionária

A medida busca combater a inadimplência tributária recorrente, reduzir práticas de concorrência desleal e ampliar…

29 minutos ago

Governo de Roraima amplia ajuda de custo para pacientes do TFD

Atualização foi aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde após estudo técnico realizado pela Sesau, que…

1 hora ago

Moda autoral de Roraima transforma identidade amazônica em negócio

Coleções com referências amazônicas, sustentabilidade e cultura local abrem novos mercados

1 hora ago

Saúde cria comitê para reduzir morte materna e infantil indígena

Colegiado vai propor diretrizes e monitorar indicadores

2 horas ago

Jovem é preso suspeito de estuprar a própria irmã de 10 anos em Boa Vista

Menina era vítima de abusos desde os 9 anos. Suspeito de 22 anos aproveitava os…

3 horas ago

Prêmio Pacto Contra a Fome 2026 distribui R$ 600 mil a iniciativas que combatem a fome e o desperdício de alimentos no Brasil

Inscrições estão abertas até 7 de julho. Serão selecionados até seis projetos

3 horas ago