IFRR oferta 70 vagas em cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade

Vagas são para mulheres a partir dos 16 anos; confira os locais da inscrição gratuita para salgadeira e agricultora orgânica

IFRR oferta 70 vagas em cursos para mulheres em situação de vulnerabilidade
Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio do Campus Novo Paraíso, está ofertando cursos de formação inicial e continuada (FIC) Salgadeiro, com 30 vagas, e Agricultor Orgânico, com 40.

Ambos estão vinculados ao Programa Qualifica Mais/Mulheres Mil. As inscrições, gratuitas, ocorrem de forma presencial, de acordo com o cronograma no fim da matéria. 

Sobre as vagas nos cursos

Assim, as vagas são destinadas a mulheres com 16 anos ou mais de idade em situação de vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, e moradoras de locais com infraestrutura deficitária.

As interessadas devem ter como escolaridade mínima o ensino fundamental I completo (do 1º ao 5º ano). E possuir o Cadastro Único do Governo Federal (CADÚnico).

No entanto, a coordenadora do Programa Mulheres Mil no CNP, professora Claudina Miranda, explica que mulheres sem o CADÚnico, mas que comprovem condições de vulnerabilidade, também podem se inscrever. Uma vez que a oferta dos cursos se justifica pelos benefícios econômicos, sociais e profissionais àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Dessa forma, a carga horária de cada curso varia. O de Salgadeiro é 160 horas e o de Agricultor Orgânico, 200 horas, e eles terão duração média de três meses, com aulas práticas e teóricas presenciais, sendo que, nos dias de aulas práticas, o CNP vai disponibilizar transporte para as alunas.

No curso Salgadeiro, as aulas teóricas serão na Escola Estadual Padre Eugênio Possamai, no Município de Rorainópolis, no período noturno; e as aulas práticas, no Campus Novo Paraíso, durante o dia ou à noite.  Conforme o edital, a periodicidade das aulas será de quatro dias na semana (terça, quarta, quinta e sexta-feira), no período noturno, e, caso haja necessidade, poderá ser utilizado o fim de semana ou feriado.

Do mesmo modo, no curso Agricultor Orgânico, as aulas teóricas serão na Escola Estadual Padre Calleri, da Vila Novo Paraíso. Ela ocorre no período noturno; e as aulas práticas, no Campus Novo Paraíso, no período do dia. O calendário do curso será disponibilizado às estudantes no primeiro dia de aula.

Documento

Para inscrição o IFRR disse que é importante os documentos a seguir. O edital prevê a seleção por meio da análise de documentos entregues. E do questionário de perfil situacional preenchido no ato da inscrição.

  • Documento de identificação com fotografia recente;
  • CPF
  • Comprovante de residência atualizado, com CEP ou Autodeclaração de residência (Anexo III);
  • Comprovante de escolaridade ou Autodeclaração de escolaridade (Anexo IV);
  • Comprovante de CADÚnico (cartão do bolsa-família ou documento com o número do NIS).
  • Perfil Situacional (Anexo V).

Confira os dias e os locais das inscrições conforme o IFRR no quadro abaixo:

Salgadeiro: 27 a 28 de fevereiro em Rorainópolis. Manhã: das 8h às 12h e Tarde: das 14h às 17h. Local: Centro de Referência de Assistência Social- (Cras), na Rua Pedro Daniel da Silva, Cidade Nova, próximo à loja Casa da Cerâmica.

Agricultor Orgânico: 15 e 15 de março em Vila Novo Paraíso/Caracaraí-RR. Manhã: das 8h às 12h e Tarde: das 14h às 17h. Escola Estadual Padre Calleri, BR 174, Km 500.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x