Cidades

Iluminação do mirante marca início da Campanha Agosto Lilás em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista iniciou nessa terça-feira, 6, as ações da Campanha Agosto Lilás. E para isso, iluminou o Mirante Edileuza Lóz, localizado no Parque do Rio Branco, de forma simbólica, buscando sensibilizar a população para o combate à violência doméstica e luta pelos direitos das mulheres.

Durante o mês, diversas ações de saúde, segurança, bem-estar social, assim como palestras acontecerão na cidade, zona rural e comunidades indígenas. De acordo com a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, a campanha é voltada a homens e mulheres.

“Vamos conversar com mulheres para que elas possam se empoderar, identificar atos de violência e denunciar. Trabalhamos com grupos de homens também, para que se conscientizem sobre esse assunto”, disse.

Campanha Agosto Lilás

Vão desenvolver as ações da campanha Agosto Lilás de 2024 a Secretaria Municipal de Gestão Social em parceria com outras pastas, a exemplo da SMST. A servidora pública Romênia Cunha participou da cerimônia de abertura da campanha e afirma que a ação é importante para mudanças na sociedade.

“É um mês de muito cuidado, ensinamento, escuta e reflexão para todos. É uma campanha super válida para a população de Boa Vista e todo o país, pois chama todos nós para refletir sobre nossos comportamentos e mudanças verdadeiras e eficazes de atos violentos contra a mulher”, contou.

Prefeitura de Boa Vista no combate à violência

O município conta com a Patrulha Maria da Penha, criada em 2015. Desde então, os profissionais garantem o cumprimento de Medidas Protetivas de Urgências (MPUs), expedidas pelo Poder Judiciário. Compõe a patrulha 16 guardas, sendo 8 mulheres e 8 homens.

Ainda, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social, a prefeitura oferta serviço de acolhimento a vítimas de violência contra a mulher no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Os dados mostram que 84 mulheres foram atendidas nos últimos dois anos.

Resultado de uma parceria da prefeitura com o TJ/RR, o projeto “Maria Vai à Escola” é desenvolvido na rede municipal de ensino e já alcançou 30 escolas e 4.153 alunos. São oito aulas temáticas sobre a Lei Maria da Penha, com metodologias que estimulam reflexões e incentivam os alunos a expressarem suas opiniões.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Ministério Público e Ministério da Justiça criam laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em RR

Ele será vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas e de…

8 horas ago

Familiar de paciente internada na maternidade precisou comprar água para mulher tomar banho após desabastecimento, diz denúncia

De acordo com o relato do marido da paciente, ao pedir suporte da direção, recebeu…

9 horas ago

Alunos do curso de teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam espetáculo ‘A Família Perfeita’ neste sábado, 21

Entrada será gratuita. Espetáculo é uma comédia romântica que retrata uma família problemática e cheia…

9 horas ago

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

Mulheres negras ganham metade do salário de homens não negros

10 horas ago

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos, revela pesquisa

Índice cresce entre professores do ensino fundamental

12 horas ago

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em Caracaraí

Contingente vai atuar no município do interior de Roraima durante 90 dias

13 horas ago