Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil - Arquivo
O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu elevar a classificação indicativa do Instagram, que agora passa a ser considerado não recomendado para menores de 16 anos. Até então, a indicação etária era para maiores de 14 anos.
A nova classificação ocorre após uma análise de rotina feita pelo órgão, que identificou a presença de conteúdos considerados inadequados para faixas etárias mais jovens. Entre eles, estão temas como violência extrema, uso de drogas ilícitas e sexo explícito.
Do mesmo modo, a reportagem verificou que a mudança já aparece no Google Play, a loja de aplicativos do sistema Android. Na App Store, da Apple, até a manhã desta quinta-feira (11), a recomendação ainda permanecia como “não recomendado para menores de 14 anos”. Além disso, o Instagram pode recorrer da decisão e deve apresentar o pedido à Secretaria Nacional de Justiça.
Segundo a portaria, a reclassificação acontece em critérios definidos no Guia Prático de Audiovisual. A análise do conteúdo da plataforma apontou que o aplicativo exibe:
“Desta forma, altera-se a indicação etária para ‘não recomendado para menores de 16 anos’, por apresentar drogas, violência extrema e sexo explícito”, afirma o texto da portaria.
Por fim, a secretária de Direitos Digitais do MJSP, Lílian Cintra de Melo, destacou que a atualização reforça o compromisso do Estado com a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
“É uma forma de garantir que o uso das plataformas ocorra de maneira mais consciente e segura, especialmente diante da crescente exposição a conteúdos sensíveis potencializados por algoritmos. Nossa proposta é oferecer ferramentas que empoderem as famílias para proteger seus filhos”, afirmou.
Crianças de famílias de baixa renda são as mais expostas
Equipamentos também serão usados para patrulhamento aéreo e monitoramento de grandes eventos na capital
Portaria do Ministério do Turismo deu prazo de 90 dias para adequação às regras
Parlamentares tiveram uma discussão em sessão da Comissão de Assuntos Sociais por causa de um…
Dado, referente ao mês de novembro, é do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas…
Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…