Cidades

Instalações sanitárias para migrantes são fechadas em Roraima após determinação de Trump para suspender ajuda humanitária

Os serviços emergenciais de água, saneamento e higiene das instalações sanitárias que atendem migrantes em Roraima foram suspensos nesta segunda-feira, 27.

A interrupção, que deve durar 90 dias, atende a uma ordem do Governo dos Estados Unidos emitida no dia 24 de janeiro à diretoria da Cáritas Brasileira, sob a justificativa de “reavaliação e realinhamento da ajuda externa”.

Em nota, a entidade disse que a determinação impacta diretamente o projeto emergencial “WASH Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras”, que é 100% financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos EUA.

Em atividade desde 2019, o projeto oferta serviços gratuitos de água, saneamento, assim como higiene à população migrante nas cidades de Boa Vista e Pacaraima. Além da comunidade brasileira em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Atualmente, há três estruturas sanitárias em Roraima, com banheiros de uso privativo; chuveiros; lavatórios; lavanderia; fraldários; e bebedouros com água potável.

Conforme a Cáritas Brasileira, o projeto atendeu mais de 100 mil pessoas entre julho de 2019 e dezembro de 2024. Durante esse tempo de atividade, foram contabilizados 1,1 milhão de acessos nas instalações sanitárias.

Alimentação

Além do projeto WASH, a Cáritas Brasileira também desenvolve em Roraima um projeto emergencial de segurança alimentar e combate à fome com o apoio do Governo dos Estados Unidos. Trata-se do projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas. A iniciativa oferece duas refeições nutritivas diárias: café da manhã e almoço, de segunda à sexta-feira, para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.

Até o momento, não há sinalização para a suspensão dessas atividades, que seguem normalmente.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor

15 minutos ago

Adolescente vítima de abuso policial receberá indenização de R$ 10 mil do Estado por danos morais

Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…

32 minutos ago

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 12 milhões

Próximo sorteio acontece neste sábado, 6

1 hora ago

Sine: veja as 158 oportunidades de emprego para esta sexta-feira, 5

Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…

2 horas ago

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

12 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

Diego Pereira de Souza, de 26 anos, matou a própria companheira após uma crise de…

14 horas ago