Instalação sanitária para migrantes e refugiados em Pacaraima - Foto: Cáritas em Roraima
Os serviços emergenciais de água, saneamento e higiene das instalações sanitárias que atendem migrantes em Roraima foram suspensos nesta segunda-feira, 27.
A interrupção, que deve durar 90 dias, atende a uma ordem do Governo dos Estados Unidos emitida no dia 24 de janeiro à diretoria da Cáritas Brasileira, sob a justificativa de “reavaliação e realinhamento da ajuda externa”.
Em nota, a entidade disse que a determinação impacta diretamente o projeto emergencial “WASH Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras”, que é 100% financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos EUA.
Em atividade desde 2019, o projeto oferta serviços gratuitos de água, saneamento, assim como higiene à população migrante nas cidades de Boa Vista e Pacaraima. Além da comunidade brasileira em situação de vulnerabilidade econômica e social.
Atualmente, há três estruturas sanitárias em Roraima, com banheiros de uso privativo; chuveiros; lavatórios; lavanderia; fraldários; e bebedouros com água potável.
Conforme a Cáritas Brasileira, o projeto atendeu mais de 100 mil pessoas entre julho de 2019 e dezembro de 2024. Durante esse tempo de atividade, foram contabilizados 1,1 milhão de acessos nas instalações sanitárias.
Além do projeto WASH, a Cáritas Brasileira também desenvolve em Roraima um projeto emergencial de segurança alimentar e combate à fome com o apoio do Governo dos Estados Unidos. Trata-se do projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas. A iniciativa oferece duas refeições nutritivas diárias: café da manhã e almoço, de segunda à sexta-feira, para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.
Até o momento, não há sinalização para a suspensão dessas atividades, que seguem normalmente.
Fonte: Da Redação
Nova funcionalidade tem potencial para atender mais de 155 milhões de brasileiros
Causador do acidente foi socorrido com ferimentos leves e, em seguida, detido por embriaguez ao…
Ambas as vítimas são do sexo masculino. A primeira foi encontrada no final da tarde…
Alta ocorreu do primeiro para o segundo semestre de 2024
Golpistas prometem uma suposta devolução de valores em cartões de crédito e débito mediante pagamento…
Agora todos os 41 medicamentos e itens como fraldas geriátricas são gratuitos, beneficiando mais de…