Integrantes do projeto Cabelos de Prata em Boa Vista, participam de palestras de prevenção a fraudes e golpes virtuais

Assim como as demais faixas etárias, a terceira idade está ainda mais conectada, por isso a importância em levar orientações. Programação ocorre durante toda essa semana

Integrantes do projeto Cabelos de Prata em Boa Vista, participam de palestras de prevenção a fraudes e golpes virtuais
Foto: Divulgação PMBV

Durante toda esta semana, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), os integrantes do projeto Cabelos de Prata vão receber orientações de como despistar golpistas virtuais.

A internet é um importante instrumento para manter conexões. E assim como as demais faixas etárias, a terceira idade está ainda mais conectada e exposta aos riscos desse ambiente.

Alusiva ao Mês do Contribuinte, a programação ocorre em parceria com Sicredi, instituição financeira cooperativa e segue até 24 de maio. Nesta terça-feira, 14, foi a vez dos 80 idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São Francisco participarem das palestras.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Social, Sheyla Santana, as mídias sociais têm grande importância nas relações familiares e intensificam a busca por informações, notícias e conhecimentos diversos. Sendo assim, muitas pessoas mal-intencionadas se aproveitam disso.

“A terceira idade é um público vulnerável. Eles não têm muito conhecimento de segurança e estão ‘online’ para manter contato. Logo, acabam se tornando o principal alvo desses criminosos. Então, a ideia é que a gente alcance todos os 1.500 idosos do projeto com palestras sobre educação financeira, focando nas fraudes e golpes”, explicou. 

Assim, um exemplo da necessidade de ações como essas é a dona Maria Tereza, que aos 76 anos, foi vítima de um golpe no aplicativo WhatsApp.

“Uma pessoa utilizou a foto do meu filho e me pediu dinheiro emprestado, mas agora já estou esperta em relação a isso. Essa palestra com certeza vai ajudar muito. Nós precisávamos disso. Têm coisas que não sabia que aprendi hoje”, disse.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x