Cidades

Jornalista denuncia ameaça e preconceito contra filho autista feita por jogador de basquete de Roraima

A jornalista Karla pinheiro, denunciou nas redes sociais nesta sexta-feira (22), que o filho Vitto dos Santos de 20 anos, com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi vitima de ameaça e preconceito.

No relato, Karla explicou que ocorria uma festa com jovens no vizinho no último sábado (16) e que o filho é sensível ao barulho. No entanto, ela respeitou o momento que iniciou por volta do horário do almoço e quando foi às 22h30, pediu apenas que abaixassem o som.

“Mandei mensagem para o meu vizinho que é um jovem e depois mandei para a mãe dele. Contudo, em nenhum momento eu pedi para acabar com a festa. Só disse que o Vitto estava agitado e não conseguia dormir. No entanto, como o som não abaixou, o trocamos de quarto para mais longe da área de lazer do vizinhos e dormimos”, explicou.

Assim, nessa quinta-feira (21) a jornalista recebeu a notícia que um jovem, atleta de Basquete de Roraima, e que participava da festa, descobriu que conhecia o irmão de Vitto, seu outro filho que agora mora em Manaus.

Ele então enviou um áudio para o rapaz com ameaças e preconceitos contra Vitto. No áudio ele diz: “Ei, fala pro teu irmão que quando a gente for fazer festa na casa do Marcelo o teu vizinho, não fica atrapalhando não. Fiquei sabendo que teu irmão é autista e ficou atrapalhando a festa todinha. Eu ia invadir a p*rr* da tua casa pra bater no teu irmão”.

Medidas cabíveis

Dessa forma, Karla disse que ficou assustada e que vai tomar todas as medidas cabíveis diante do caso. “Como cidadã, irei tomar todas as medidas judiciais cabíveis para proteger minha família. As famílias atípicas são submetidas a uma alta carga de tensão diária dentro de suas próprias casas, tendo que conviver com as limitações de uma sociedade que se considera perfeita e nos rejeita. Tendo que conviver com olhares, gestos e palavras preconceituosas […] quando nos posicionamos em favor dos nossos filhos, também somos julgadas.”, disse.

Nota de repúdio

Além disso o Clube Novo Basquete de Roraima (NBR) do qual o jovem faz parte, emitiu nota de repúdio sobre o caso e expressou o descontentamento com a postura do atleta.

“O NBR repudia veementemente qualquer forma de discriminação, intolerância e desrespeito, reafirmando seu compromisso com a inclusão, diversidade e respeito ao próximo. Queremos deixar claro que a postura do atleta em questão não condiz com a postura que esperamos de nossos jogadores dentro e fora das quadras. Estamos tomando as medidas necessárias para lidar com essa situação, visando corrigir o comportamento e garantir que fatos semelhantes não ocorram novamente. Reforçamos que o NBR é um clube que valoriza a união, o espírito esportivo e a solidariedade.”

Do mesmo modo, a Associação Atletica Hipertrofia, repudiou o caso e afastou o jovem das atividades. “A Atlética Hipertrofia não compactua com tais atitudes e ações como essas não serão toleradas. E deixamos claro que o mesmo está afastado das ações da Associação e que nossas diretoria tomará a as atitudes cabíveis de acordo com nosso estatuto”, diz a nota.

Jogador se manifestou

Por fim, o próprio atleta emitiu nota de esclarecimento em sua rede social.

“É com grande respeito que venho a público reconhecer e lamentar profundamente meu ato equivocado, que ocorreu recentemente, a respeito de um áudio parcial, que está circulando nos meios digitais. Reconheço a importância de um ambiente inclusivo e respeitoso para todas as pessoas, e infelizmente, em um momento de desinformação e falta de sensibilidade, falhei em cumprir com esse princípio.

Peço sinceras desculpas a família e ao jovem com espectro autista e todas às pessoas envolvidas pelo meu erro. Não há desculpas que justifiquem a falta de entendimento, mas me comprometo em aprender com essa situação, educar minha conduta e tomar medidas concretas para garantir que isso não se repita.

Lamento sinceramente o ocorrido e fortaleço meu compromisso em fazer melhor, assegurando que a igualdade e o respeito sejam pilares fundamentais de minhas ações e práticas daqui para frente.

Informo também que o áudio em contexto foi divulgado parcialmente, tendo seu complemento a retificação da má expressão anterior, mas que isso não será motivo de justificação. Desde já agradeço a atenção e a compreensão de todos”, diz a nota.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

51 minutos ago

Veja 10 dicas para fazer compras seguras na Black Friday

Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…

2 horas ago

II Feira de Resultados de projetos sociais do TJ/RR acontece neste sábado, 23

Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…

3 horas ago

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

17 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

21 horas ago