Seis aeronaves foram apreendidas durante operação da ANAC - Foto: Divulgação/PF
O juiz Bruno Hermes Leal mandou soltar um homem preso durante a ação que apreendeu helicópteros e materiais usados em garimpo ilegal.
Testemunhas disseram que o suspeito era o responsável pelo galpão onde estavam as aeronaves, combustíveis, e metais preciosos.
Contudo, para o juiz, apenas o preparo do material para o garimpo não é suficiente para decretar a prisão preventiva do homem. Por isso, concedeu a liberdade.
No dia da operação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com apoio de outros órgãos, ele foi preso por usurpação de bens da União, extração ilegal e transporte irregular de substância.
“Tratando-se de crimes materiais e não havendo sequer conclusão definitiva sobre a natureza do minério apreendido, é difícil imaginar lesão ou ameaça de lesão invocadas pela autoridade policial”, diz o juiz.
No local também havia carros com alimentos e mangueira para o garimpo. Além disso, os policiais acharam coordenadas de aviação, que levavam a locais de apoio à atividade.
A ação ocorreu no dia 26 de agosto em um hangar de Boa Vista. Os agentes encontraram seis aeronaves e materiais usados em garimpo.
Conforme o depoimento de testemunhas, durante a ação, o suspeito se apresentou como responsável pelo local, mas negou ser o dono do material.
À polícia, ele falou que um homem pediu para que guardasse os materiais no galpão. Questionado sobre a gasolina encontrada, ele não soube dizer de quem era.
Contudo, mesmo com a liberdade provisória, a Justiça o proibiu de sair de Roraima sem autorização. Ele é de São Paulo e mora no estado há oito meses.
As investigações mostram que tudo o que foi apreendido era para abastecer o garimpo na Terra Indígena Yanomami.
Várias pessoas receberam multas. Os valores somam mais de R$ 2,6 milhões. Além disso, a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) ficou com os alimentos e os combustíveis.
Por Redação
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Bruno Mendes de Jesus foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista
Segundo a Polícia Civil, havia dois corpos carbonizados dentro do veículo, mas ainda não há…
Ação faz parte da campanha preventiva iniciada no último domingo, 14
Roraima Energia explica que as bandeiras tarifárias funcionam como um "semáforo" que indica se a…
Estudo mostra que, com o aumento da faixa de isenção para quem ganha até R$…