Foto: Divulgação/PRF
A Justiça condenou o empresário Bruno Mendes de Jesus, flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 103kg de ouro ilegal. Ele foi preso em agosto deste ano na BR-401, em Boa Vista, com o metal precioso avaliado em R$ 54 milhões.
A pena estipulada foi de 8 anos e 11 meses de prisão. Conforme o Ministério Público Federal (MPF), responsável pela denúncia, a investigação ainda está em andamento e pode resultar na imputação de outros crimes e no oferecimento de denúncias contra outras pessoas, a depender do resultado do inquérito.
A sentença destacou a gravidade do contexto da mineração ilegal em terras indígenas em Roraima, o que resulta em crise humanitária enfrentada pelas comunidades indígenas. A Justiça também levou em consideração o fato de que o ouro estava escondido de forma considerada profissional e de o transporte ter ocorrido na companhia da esposa do réu e de seu filho, ainda bebê.
Além disso, a decisão acolheu a acusação do MPF com relação ao crime ambiental de porte de substância tóxica. Ela considerou que a polícia encontrou mercúrio nas amostras de ouro apreendidas. Por fim, a Justiça não aceitou a substituição por penas alternativas e determinou que Mendes deverá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.
O MPF informou, ainda, que irá recorrer para buscar a reparação civil dos danos morais coletivos e para que a condenação também inclua o crime de receptação. Isso porque, segundo o órgão, há prova consistente de que o ouro apreendido é objeto de exploração ilegal.
Fonte: Da Redação
Entre os materiais destruídos estavam cerca de 55 quilos de skunk, 19,5 quilos de cocaína,…
As vagas estão distribuídas entre as graduações de Licenciatura em Educação Física e Tecnologia em…
Ao todo, 1,4 mil urnas eletrônicas serão utilizadas na eleição suplementar. TRE-RR adaptou logística por…
Inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 10 de agosto por meio da…
Programa utiliza tecnologia e monitoramento em tempo real para ampliar a proteção da comunidade escolar
Parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos transforma sugestão legislativa em projeto de lei. Texto…