A Líder indígena em Roraima, Sinéia Bezerra do Vale, foi homenageada pelo Prêmio nacional ‘Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença 2022’. Objetivo é trazer conhecimento às mulheres causam impacto positivo em suas comunidades e servem de força de inspiração à sociedade. O prêmio foi entregue na quarta-feira (26).
Perfil
Sineia do Vale, é do Povo Wapichana, é gestora ambiental, coordenadora do Departamento Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR). também foi Coordenadora da Câmara Técnica de Mudanças Climáticas do Comitê Gestor da PNGATI e é membro do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas da APIB.
Dessa forma, Sinei acompanha há mais de 10 anos acompanha as discussões climáticas no âmbito internacional da UNFCCC, focada na agenda indígena e a implementação de ações em nível local.
Assim, sua atuação é focada nas ações ambientais e territoriais locais e como elas podem ser incluídas nas políticas públicas climáticas apropriadas aos povos indígenas, é a organizadora da primeira publicação indígena brasileira sobre enfrentamento às mudanças climáticas: Amazad Pana’Adinham e percepção das comunidades indígenas sobre as mudanças climáticas.
Em 2021, Sineia também discursou na Cúpula de Líderes sobre o clima, organizada pelos EUA, à convite do presidente norte-americano Joe Biden.
Ela levou sua fala ao encontro de líderes globais, a experiência das comunidades indígenas no enfrentamento ao aquecimento global, já que o CIR atua aferindo como as mudanças climáticas afetam a caça, a pesca e a vida social e cultural dos povos tradicionais em Roraima.
Fonte: Da Redação