O 18 de Maio é definido como Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Por isso, a Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges) vai promover um mês alusivo com ações voltadas à temática. A missão é sensibilizar a sociedade a respeito da gravidade e atenção a este tipo de crime, que afeta milhares de pessoas em todo país.
A superintendente de proteção especial, Cirlene Guerra, afirma que toda a população de Boa Vista está convidada para ingressar nessa luta.
“Queremos chamar atenção para o fato do abuso ser muitas vezes silencioso e praticado por pessoas próximas das vítimas. Por essa razão, todos devem estar atentos aos sinais e diante de qualquer suspeita, fazer a denúncia. Em maio, o assunto ganha o reforço dessa campanha”, disse.
Sobretudo, o cronograma das ações tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de identificar os casos de abuso sexual infantil e denunciar às autoridades. O objetivo principal então é levar a temática às ruas para sensibilizar a população e gerar uma reflexão. Confira as principais ações:
Caminhada 18 de Maio
A Superintendência de Proteção Social Especial (SPSE) desenvolveu a Caminhada 18 de Maio para reforçar a importância da data. Dessa forma, a concentração vai ocorrer no Parque Germano Sampaio, a partir das 16h, no estacionamento Holiday na Rua Laura Pinheiro Maia. Os convidados devem utilizar camisa branca, considerando o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Blitz Educativa
Além disso, as equipes dos Centros de Referencias Especializados de Assistência Social (Creas) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) estarão presente nos semáforos e logradouros pelo período da manhã e tarde no dia 18 de maio.
Os participantes utilizarão as faixas de pedestres para sensibilizar a população e levar conhecimento acerca do Maio Laranja. A ação contará com a participação dos Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA e a 1ª Vara da Infância e Juventude.
Abordagem social
No dia 20 de maio, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) dos bairros Centro e Centenário, PETI e a 1ª Vara da Infância e Juventude estarão no Parque do Rio Branco/Orla (Selvinha), das 18h30 às 19h30, para entregar leques informativos sobre os canais seguros de denúncia e acompanhamentos da Rede Local. Serão utilizados os bonecos do Projeto Crescer para atrair a atenção do público infantil e seus responsáveis.
Vale lembrar que durante todo o mês de maio ocorrerão diversas atividades internas, como palestras e rodas de conversas com integrantes dos Projetos sociais e nos sete CRAS de Boa Vista – Cauamé, Centenário, Nova Cidade, Pintolândia, Silvio Leite, São Francisco e União.
Fonte: Da Redação