Cidades

Mais 38 servidores concursados são exonerados pelo governador de RR

O governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), exonerou mais 38 servidores concursados. Os decretos com as demissões estão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 4 de julho.

Os trabalhadores ocupavam cargos na Polícia Civil de Roraima, Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Gestão Estratégica e Administração (Segad), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e na Procuradoria-Geral do Estado.

Em todos os casos, de acordo com as publicações no DOE, foi infringido o artigo 126  inciso II e artigo 132, da Lei Complementar nº 053 de 31 de dezembro de 2001.

Com essas, são contabilizadas agora quase 150 exonerações de servidores concursados em um período de três meses.

Outras demissões

No dia 9 de maio, o governador Antonio Denarium assinou a demissão de outros 28 servidores concursados da Educação. Em seguida, ele também exonerou mais 50.

O Roraima em Tempo divulgou nesta segunda-feira (8) a demissão de outros 31 servidores, publicados no DOE do dia 5 de julho.

Servidor reverteu exoneração na Justiça

No dia 27 de junho, a Justiça deu o prazo de 48 horas para que a Desenvolve-RR readmitisse o servidor Antônio Rafael Brito Lira, exonerado de forma indevida após fazer denúncias de assédio moral contra o diretor Adailton Alves Fernandes.

Em entrevista ao Roraima em Tempo em maio deste ano, Rafael alegou que a demissão resultou de uma perseguição. “Todo mundo que vai contra à vontade pessoal dele [Adailton Alves], ele começa a perseguir até demitir“, disse.

Conforme a juíza do Trabalho, o Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) aberto contra o ex-servidor foi uma evidente retaliação à denúncia feita por ele junto ao Conselho Regional de Contabilidade.

Em 2020, Rafael também respondeu administrativamente após processar o diretor da agência de fomento, também por assédio. Naquele mesmo ano, a agência chegou a demiti-lo, mas ele recorreu à Justiça e voltou ao cargo sob liminar.

Contratação de comissionados

Em 2022, o governador criou cerca de 1.500 cargos comissionados na estrutura do Governo de Estado, além de novas secretarias.

A folha de pagamento, que era de R$ 120 milhões quando Denarium entrou no Governo, agora é de R$ 280 milhões. E a contratação dos comissionados foi um dos principais fatores para o aumento.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Ministério Público e Ministério da Justiça criam laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em RR

Ele será vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas e de…

5 horas ago

Familiar de paciente internada na maternidade precisou comprar água para mulher tomar banho após desabastecimento, diz denúncia

De acordo com o relato do marido da paciente, ao pedir suporte da direção, recebeu…

6 horas ago

Alunos do curso de teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam espetáculo ‘A Família Perfeita’ neste sábado, 21

Entrada será gratuita. Espetáculo é uma comédia romântica que retrata uma família problemática e cheia…

6 horas ago

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

Mulheres negras ganham metade do salário de homens não negros

7 horas ago

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos, revela pesquisa

Índice cresce entre professores do ensino fundamental

9 horas ago

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em Caracaraí

Contingente vai atuar no município do interior de Roraima durante 90 dias

10 horas ago