Mais barata: preço da carne bovina tem queda de 3,87%, aponta IBGE

Conforme a Cooperativa Agropecuária de Roraima, já ocorreram três baixas no preço da carne no estado este ano; consumidor deve pesquisar antes de comprar

Mais barata: preço da carne bovina tem queda de 3,87%, aponta IBGE
Carne Vermelha/Foto: Banco de dados Freepik

A carne bovina está mais barata. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de janeiro até maio, houve uma queda de 3,87% nos preços. Ficaram mais baratos cortes de carne como: contrafilé (- 1,03%), o acém (- 0,93%), bem como o peito bovino (-1,39%).

Além disso, a alcatra uma das carnes mais consumidas teve uma baixa de 5,24% desde o início do ano. Contudo, em Boa Vista, consumidores disseram não notar a diferença de preços.

O autônomo Berg Oliveira, disse que pesquisa antes de realizar a compra. “Para fazer a compra a gente pesquisa bastante para ver onde está o melhor preço para poder fazer um ‘churrasquinho’. Todo o fim de semana reunimos a família para o almoço, contudo, ainda não estou percebendo a melhora do preço. Pode até ser que houve a queda de preço em centavos, mas diferença significativa no preço da carne, ainda não senti no meu bolso” explicou.

Inflação

Conforme o analista do Sistema Nacional de Preços, André Almeida, o resultado ajuda a conter a inflação. “A gente observou uma desaceleração e a queda nos preços das carnes, que é um item que tem um peso relevante na cesta de consumo das famílias e que contribui para segurar essa alta”, disse.

Ainda de acordo com a Cooperativa Agropecuária de Roraima (Coopercarne), a redução repassada aos produtores do estado chegou a %15 em 2023. Além disso, o presidente da Coopercane, André Prado, explicou que essa redução também já foi repassada aos mercados e consumidores.

“Desde o início do ano tivemos três baixas de preço em Roraima. Orientamos aos consumidores que façam pesquisas, pois o mercado tem fatores que determinam o preço. Ou seja, pode ter estoque antigo, e pode estar esperando acabar para então colocar novo estoque e assim um preço novo que recebeu por exemplo. Então o consumidor tem que está atento para sentir esse desconto” disse.

O Motivo

O motivo para a redução nos preços, segundo Prado, é em razão da alta demanda de gado desde que o Brasil teve um bloqueio nas exportações no inicio de 2023.

Fonte: Rádio 93 FM

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x