A Organização Internacional para as Migrações (OIM) registrou 1.603 migrantes e refugiados da Venezuela fora dos abrigos no mês de julho.
Diante disso, houve uma pequena redução de menos de 1% se comparado ao mês de junho. No Posto de Recepção e Apoio (PRA), foram contabilizadas 557 pessoas no serviço de pernoite, queda de 7% em comparação ao período anterior, em decorrência da Estratégia de Interiorização.
Do mesmo modo, nas ocupações espontâneas, a Organização registrou 5% a menos de pessoas nesses locais, com um total de 868 moradores.
Por outro lado, em relação à população na rua, a OIM identificou 178 pessoas, 65 a mais do que no levantamento de junho.
Um dos maiores registros de migrantes fora de abrigos em Roraima ocorreu em dezembro de 2021, quando a OIM registrou o número de mais de 5,9 mil.
Metodologia e objetivo
A Organização obtém os dados por meio de pesquisas, bem como entrevistas realizadas diretamente nos espaços. E com a participação da comunidade e de lideranças locais, sempre na última semana do mês como referência.
Por outro lado, ocorrem contagens diurnas e noturnas realizadas pela OIM com apoio da Força Tarefa Logística Humanitária.
O objetivo é de acompanhar e conhecer a situação de refugiados e migrantes que permanecem fora dos abrigos em Roraima.
Fonte: Da Redação