Cidades

Manifestantes bloqueiam BR-174 em Pacaraima

Manifestantes bloquearam a BR-174 em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, na tarde desta quinta-feira (25). A manifestação ocorre desde às 14h de hoje, motivada pela violência no município.

O ato iniciou por volta das 15h desta quinta-feira nas ruas de Pacaraima. Os manifestantes se dirigiram ao perímetro de fronteira entre Pacaraima e Santa Elena de Uairén, mas o Exército os impediu de permanecerem no local.

Ao saírem do perímetro de fronteira, os manifestantes decidiram fechar a BR-174 bloqueando a entrada do município. Eles atearam fogo em pneus e madeiras na rodovia.

“Nós estamos aqui reunidos hoje em prol da segurança do município. Ninguém aqui é contra o venezuelano ou contra a imigração. Nós somos a favor da legalização para que essas pessoas sejam amparadas. Essas pessoas vivem na rua. A Operação Acolhida não tem o suporte certo para acolher essas pessoas. E ontem aconteceu esse assassinato do morador e comerciante local e a população se revoltou” relatou o morador Wendel Vale.

João Kleber, presidente da Associação Comercial de Pacaraima também participou do protesto. Ele disse que a manifestação é, primordialmente, para chamar a atenção das autoridades.

“Estamos aqui nesse sentido de chamar a atenção das autoridades para o nosso problema, que é a nível nacional e internacional. É algo jamais visto na história do nosso país. Nós já fizemos várias solicitações, inclusive em audiências públicas. Também solicitamos providências através da nossa bancada federal no sentido de atender o povo pacaraimense, mas até o presente momento nada foi feito”, relatou.

Do mesmo modo, Kleber também questionou a atuação da bancada federal de Roraima em relação à situação do município.

“Quando se fala da bancada federal de Roraima, entre os deputados, a maioria é omisso das suas obrigações quanto à situação de Pacaraima”, indagou.

Autoridades policiais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que está acompanhando a situação e enviará equipes até o local. Por outro lado, a Polícia Militar afirmou que, após o assassinato do comerciante, enviou reforço policial à cidade. Imagens enviadas ao Roraima em Tempo mostram viatura da PMRR acompanhando a manifestação.

Insegurança

Com o crescimento populacional em Pacaraima devido ao fluxo migratório, o número de furtos e roubos aumentaram. Sendo assim, em outubro deste ano, moradores do munícipio relataram ao Roraima em Tempo a insegurança causada pela falta de fiscalização.

Leia detalhes

Na época, de acordo com o delegado da Polícia Civil Francisco Araújo, a delegacia da cidade registrava por semana ao menos três casos de ocorrência de roubo, furto e violência contra a mulher. Dessa forma, o delegado atribuiu o problema à falta de equipes em tempo integral na fronteira.

Fonte: Da Redação, com a colaboração de Darlan Filho

Rosi Martins

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

8 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

11 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

11 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

12 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

13 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

14 horas ago