Cidades

Ministério da Saúde compra 1,8 milhão de doses de vacina contra VSR para proteger bebês a partir de dezembro

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira, 25, a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), ao custo de R$ 1,7 bilhão. O VSR é o principal causador de bronquiolite em recém-nascidos.

O primeiro lote, com 673 mil doses, começa a ser distribuído aos estados ainda este mês. Assim que receberem as vacinas, estados e municípios devem iniciar a aplicação imediatamente, com expectativa de vacinação durante todo o mês de dezembro, informou o ministério. Além disso, a pasta pretende adquirir mais 4,2 milhões de doses até 2027.

Vacinação

A vacina terá aplicação em grávidas a partir da 28ª semana de gestação, com o objetivo de proteger bebês menores de 6 meses. O ministério reforça que não há restrição de idade para a mãe e que a recomendação é tomar uma dose a cada gestação. A meta é vacinar 80% do público-alvo.

Com a chegada das doses às UBS, as equipes devem verificar e atualizar o calendário vacinal das gestantes. Além disso, o ministério lembra que a vacina contra o VSR tem aplicação junto com outras, como covid-19 e influenza.

O VSR

O vírus sincicial respiratório responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das pneumonias em crianças menores de 2 anos. A vacina, segundo o ministério, oferece proteção imediata aos recém-nascidos e reduz as hospitalizações.

Até 15 de novembro, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por VSR em 2025. Desse total, 82,5% das internações ocorreram em crianças com menos de 2 anos.

Como a maior parte dos casos é causada por vírus, não existe tratamento específico para bronquiolite. Por isso, o manejo clínico foca no alívio dos sintomas, com suporte respiratório, hidratação, suplementação de oxigênio e broncodilatadores quando há chiado.

Repercussão

A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, destacou que vacinar gestantes contra o VSR é “extremamente importante” para prevenir adoecimento e mortes.

Segundo ela, “a maioria dos óbitos ocorre entre bebês com menos de 1 ano, especialmente os menores de 6 meses”. Por isso, proteger a gestante significa proteger o bebê antes mesmo do nascimento, completou.

Fonte: Agência Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

15 minutos ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

1 hora ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

2 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

3 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

3 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

4 horas ago