Foto: Divulgação/ Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira, 25, a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), ao custo de R$ 1,7 bilhão. O VSR é o principal causador de bronquiolite em recém-nascidos.
O primeiro lote, com 673 mil doses, começa a ser distribuído aos estados ainda este mês. Assim que receberem as vacinas, estados e municípios devem iniciar a aplicação imediatamente, com expectativa de vacinação durante todo o mês de dezembro, informou o ministério. Além disso, a pasta pretende adquirir mais 4,2 milhões de doses até 2027.
A vacina terá aplicação em grávidas a partir da 28ª semana de gestação, com o objetivo de proteger bebês menores de 6 meses. O ministério reforça que não há restrição de idade para a mãe e que a recomendação é tomar uma dose a cada gestação. A meta é vacinar 80% do público-alvo.
Com a chegada das doses às UBS, as equipes devem verificar e atualizar o calendário vacinal das gestantes. Além disso, o ministério lembra que a vacina contra o VSR tem aplicação junto com outras, como covid-19 e influenza.
O vírus sincicial respiratório responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das pneumonias em crianças menores de 2 anos. A vacina, segundo o ministério, oferece proteção imediata aos recém-nascidos e reduz as hospitalizações.
Até 15 de novembro, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por VSR em 2025. Desse total, 82,5% das internações ocorreram em crianças com menos de 2 anos.
Como a maior parte dos casos é causada por vírus, não existe tratamento específico para bronquiolite. Por isso, o manejo clínico foca no alívio dos sintomas, com suporte respiratório, hidratação, suplementação de oxigênio e broncodilatadores quando há chiado.
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, destacou que vacinar gestantes contra o VSR é “extremamente importante” para prevenir adoecimento e mortes.
Segundo ela, “a maioria dos óbitos ocorre entre bebês com menos de 1 ano, especialmente os menores de 6 meses”. Por isso, proteger a gestante significa proteger o bebê antes mesmo do nascimento, completou.
Fonte: Agência Brasil
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…
O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…
Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…
Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…
Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos