Moradores de vários bairros de Boa Vista estão reclamando da falta de água. As denúncias são frequentes. Como no bairro São Bento, por exemplo, o Jornalismo da Rádio 93 já denunciou ao menos três vezes a situação desde o fim do ano passado.
“Aqui onde eu moro que é mais perto da praça já tem um bom tempo sem água. Para eles mandarem a cobrança todo mês… e se a gente não pagar, eles cortam. Mas para eles prestarem serviço à comunidade, isso eles não sabem fazer. A gente liga pra lá…. já liguei várias e várias vezes e eles falaram que já enviaram equipe ao local e nunca chegou essa equipe. E quando eles arrumam, passa um mês, dois meses com águia e depois falta de novo”, disse uma moradora que não quis se identificar.
Do mesmo modo, no bairro Cinturão Verde, a situação não é muito diferente. Patrícia Sampaio, moradora da rua Cruzeiro do Sul, relata que a falta de água atrapalha o dia a dia dos moradores, que já fizeram várias denúncias e reclamações à Companhia de Águias e Esgotos de Roraima (Caer). Entretanto, mesmo com toda exposição, o problema continua. Ela e seu esposo já entraram até com ação na justiça para buscar uma solução para o caso.
“Eles vieram ontem e nem esperaram eu chegar na porta. E já falara para a moça que trabalha aqui: ‘a água tá forte e o problema é aí com vocês’. Só que a água não tá forte. A água não sobre para a caixa. Eles vieram de manhã e só veio começar a subir água na caixa as 2h. E sendo quer passou a madrugada toda e a caixa não encheu porque a pressão da água não é boa. Nós estamos lavando louça puxando a mangueira e amarrando na torneira da cozinha”, disse.
Recentemente uma equipe até visitou a residência da Patrícia e novamente o informação é que a pressão estava normal. Mas a moradora disse que passou novamente o dia sem água.
Nem com caixa d’água
Da mesma forma, do outro lado da cidade, no bairro Piscicultura, a falta de água também virou rotina. Os moradores já cobraram a Caer, mas nada foi resolvido. Como explica Diogo Sena, que até colocou uma caixa d’água em casa, mas a água não tem pressão suficiente pra subir.
“Recentemente eu coloquei uma caixa d’água para tentar acabar com esse problema na minha casa. Só que a água é tão fraca que nem conseguir encher a caixa d’água não consegue. E a gente se sente em um beco sem saída porque a água não chega. A única coisa que chega é a conta de água. E se a conta não for paga, o nosso nome é negativado”, explicou.
Citada
Confira a nota da Caer:
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que o sistema de abastecimento do Centro de Reservação e Distribuição Raiar do Sol, que distribui água para o bairro São Bento está em pleno funcionamento, porém, devido à chegada do verão os lençóis freáticos estão com os níveis baixos.
Entretanto, os poços estão com a pressão adequada, entre 9 à 11 MCA (metros de coluna d’água), o que atende a demanda do bairro.
Informa que a baixa pressão na rede, geralmente, é ocasionada em horários de picos quando o consumo na área aumenta.
No caso do bairro Cinturão Verde, a Companhia está concluindo um processo emergencial para a perfuração de mais um poço artesiano para fornecer água tratada aos moradores locais.
No bairro Piscicultura, a empresa está avaliando os poços. Porém, até o momento está com o sistema em pleno funcionamento.
Fonte: Da Redação