Moradores do município do Cantá, interior de Roraima, procuraram a reportagem, nesta segunda-feira (3), para denunciar a precariedade das pontes da região.
Conforme o relato de um dos denunciantes, quatro pontes de Tatajuba, na vicinal 2, estão intransitáveis. Eles temem acidentes no local.
“Só é mentira não vejo nenhum trabalho e esta é a quarta ponte […] Olha o jeito que está, vai um pai de família cai e morre nesse local. Já basta os que estão no hospital e que morreram”, denuncia.
Além disso, eles informam que um caminhão que transportava banana tombou no local devido à falta de estrutura da ponte. Dessa forma, os moradores pedem uma resposta do Governo de Roraima sobre a situação.
“Olhem a situação da ponte […] Denarium retire o dinheiro dos gabinetes, do dinheiro público. Pare de ser covarde e enganar o povo”, diz.
Ponte na Vicinal 2
Outra ponte alvo de denúncias é a ponte de madeira localizada no rio cachorro, na região do Timbó. Conforme o morador Edvaldo Pereira, a estrutura não recebe reformas há mais de 15 anos.
Ele revelou ainda que um carro chegou a cair da ponte e só motos conseguem atravessar. Isto porque os próprios moradores colocaram tábuas de madeira no local.
“Queria que ele olhasse com mais carinho para as pessoas que moram no interior, porque os pequenos produtores é que colocam a comida na mesa do rico, do pobre. […] Ele só vive dizendo que está arrumando isso, arrumando aquilo, é muita conversa e pouco trabalho”, denunciou.
O morador teme que a ponte caia e deixe a comunidade isolada, por isso cobrou providência das autoridades.
“Não adianta só colocar placa nas vicinais dizendo que está tudo bem porque não está, todo mundo sabe! É melhor entrar com a verdade”, criticou.
Citado
Procurado pelo Roraima em Tempo, o Governo de Roraima afirmou “que existe processo de recuperação de pontes de madeira nas vicinais 05, 07, 07A e 07B da região do Tatajuba”.
Conforme o governo, serão construídas 17 pontes de madeira na região. Ainda de acordo com o estado, “a Vicinal 02 Tatajuba as pontes serão reconstruídas pelo processo de manutenção de pontes do Município de Cantá”.
A Secretaria de Infraestrutura também disse por meio de nota que está finalizando a construção de pontes na vicinal 21 Barauana, no município e que a vicinal I, na Serra Grande 2 , já está inclusa no cronograma.
Fonte: Da Redação, 93 FM