Moradores de Caracaraí, região Sul de Roraima, reconstruíram a ponte da Vicinal 04 da vila Apuruí nesta quinta-feira (28) por conta própria.
A situação precária da ponte foi denunciada pelos moradores no último dia 18. A população estava ilhada devido à chuva que alagou as estradas.
Conforme o morador Denison Gomes, a população já havia solicitado ajuda ao Governo do Estado, mas o Executivo respondeu em nota que uma equipe seria enviada com a melhora do clima.
“O governo disse em nota que quando o tempo melhorasse, iria mandar uma equipe para averiguar. Se a gente for esperar a vontade do governo, a gente vai ficar totalmente ilhado. A gente vai ficar preso. Então nós mesmos decidimos fazer a ponte para que amanhã nós possamos estar saindo porque nós temos compromissos“, disse.
Denison disse ainda que por conta da situação da ponte, os ônibus escolares não conseguiam realizar a travessia.
“Temos crianças para irem à escola. O ônibus não atravessa a ponte. Mas nós os pais, temos que nos deslocar para levar os alunos até o ônibus. São diversos motivos que fez a gente voltar ali para recuperar a ponte”, pontuou.
Dessa forma, os moradores se mobilizaram e fizeram a reconstrução da ponte por conta própria em menos de 24h.
“Como não choveu à noite, e de manhã não amanheceu chovendo, decidimos nos juntar e fomos recuperar a ponte com as próprias madeiras que estavam lá. Fomos buscar mais em baixo onde a água arrastou e ali começamos o trabalho. Tiramos toda a estrutura e começamos novamente a reconstruir a ponte”, contou.
Desde novembro de 2021, o Roraima em Tempo vêm recebendo denúncias acerca da precariedade de pontes e vicinais do município de Caracaraí.
Por exemplo, no dia 2 de novembro, o produtor Thiago Leal relatou à reportagem que a situação das vicinais do município impacta o lucro de pequenos agricultores da região.
Leal é dono de mais de oito mil pés de banana e estimou que, por mês, chegue a produzir até 30 toneladas do fruto. Ele contou que, devido aos problemas com a estrada, o lucro com a produção era praticamente zero.
No dia 11 de fevereiro, moradores denunciaram a precariedade das pontes. Conforme o morador Denison a população aguarda por obras na região há 16 anos.
Do mesmo modo, no dia 16 de março, a população denunciou as péssimas condições de duas pontes localizadas nas vicinais 03 e 04 da região.
No dia 18 do mesmo mês, eles voltaram a relatar sobre as pontes e estradas do local. Conforme um morador, as pontes e estradas estavam intrafegáveis e tomadas pela água.
Os moradores denunciaram ao Roraima em Tempo pela 5ª vez no último dia 26. O morador Welligton Sousa relatou que a população estava ilhada devido à chuva e que estavam sem serviço de energia desde às 23h do dia anterior.
O Roraima em Tempo entrou em contato com o governo que por meio de nota, disse que a a responsabilidade pela manutenção de vicinais e pontes nelas contidas é das prefeituras conforme estabelecido pela Justiça.
Disse ainda que no caso da Vicinal 04, nas próximas semanas, após a finalização dos trabalhos na região do Cujubim, serão enviadas equipes para realizar a reconstrução da ponte, dentro dos padrões das demais feitas em todo o estado.
Fonte: Da Redação
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…