Motoristas têm última chance para ficar com exame toxicológico em dia

Prazo vai até 1 de maio para quem tem CNH com vencimento no primeiro semestre e 31 de maio para vencimento no segundo, independentemente do ano de expedição

Motoristas têm última chance para ficar com exame toxicológico em dia
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Motoristas com carteiras das categorias C, D e E, que perderam o prazo do escalonamento estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para fazer o exame toxicológico receberão multa mesmo que não estejam dirigindo.

Condutores podem consultar sua situação por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Prazo para regularização, já considerando os 30 dias de tolerância, se encerra em 1º de maio e 31 de maio.

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) informa que a fiscalização ocorrerá diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal. Dessa forma, motoristas que não se regularizarem receberão penalidades a partir de 2 de maio e 1º de junho. Isso independente de fiscalização na via, de acordo com o escalonamento definido pelo Contran:

  • Os motoristas com CNH com data de vencimento de janeiro a junho, independentemente do ano, têm até 1 de maio de 2024 para realizar o exame. Se perderem esse prazo, receberão multa a partir de 2 de maio, no valor de R$ 1.467,35;
  • Os motoristas com CNH com data de vencimento de julho a dezembro, independentemente do ano, têm prazo até 31 de maio de 2024 para realizar o exame. Se perderem esse prazo, serão multados a partir de 1 de junho, no valor de R$ 1.467,35.

Exame toxicológico na CDT

Motoristas podem conferir a situação de seus exames toxicológicos por meio da CDT, seguindo assim os passos abaixo:

  • Acesse a área do condutor;
  • Clique no botão “Exame Toxicológico”;
  • Verifique se o prazo para realização está vencido;
  • Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados e faça a coleta para realização do teste.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x