MPF recomenda que venda de cassiterita apreendida em RR seja revertida para indígenas

O documento foi emitido na semana passada e encaminhado à Funai e ANM

MPF recomenda que venda de cassiterita apreendida em RR seja revertida para indígenas
MPF pediu condenação de acusados pelo desvio no caso dos respiradores

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o dinheiro arrecadado com o leilão de cassiterita em Roraima seja direcionado a indígenas. O documento foi emitido na semana passada e encaminhado à Agência Nacional de Mineração (ANM) e à Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo o MPF, a ANM já prepara um edital para desfazimento de cassiterita e outras substâncias minerais apreendidas em Roraima.

“A ANM pretende receber os valores levantados com a venda, mas o MPF entende que isso representaria grave inversão de ônus dos crimes ocorridos”, diz trecho de nota do órgão.

O MPF argumenta que, caso o montante seja destinado à ANM, ele será direcionado para os cofres federais e usado nos custeios administrativos.

Apreensões de cassiterita

Conforme o MPF, de janeiro de 2021 até agora, foram apreendidos mais de 200 mil quilos do minério cassiterita. O minério tornou-se importante subproduto do garimpo em Roraima devido ao sua fácil extração e alta demanda de mercado, argumenta o orgão.

Leia também:

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo Arcilou Rodrigues da Silva

No meu ponto de vista, deveria ser comprado médicamentos e alimentos aos índios. Senão vai cair na mão das ONGS e já era o dinheiro

1
0
Would love your thoughts, please comment.x