O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) juntamente com a parceria de outras instituições, realizou nesta segunda-feira, (08) um Workshop sobre “A importância da Avaliação de Risco na violência doméstica contra as mulheres”.
Assim, o evento realizado na Casa da Mulher Brasileira, teve como público, integrantes das forças de segurança em Roraima. O evento repassou informações de como aplicar o Formulário Nacional de Avaliação de Risco em Prol das Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (Fonar).
Dessa forma, a aplicação do Fornar virou Lei em maio do ano passado. Objetivo é identificar fatores que indicam o risco de a mulher sofrer violência, para subsidiar a atuação dos órgãos de segurança pública.
Sobre o formulário
Em contrapartida, o sigilo das informações é preservado. Todavia, a Polícia Civil (PCRR) quem vai aplicar o formulário.
a Promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, explicou com funciona o procedimento.
Em regra, o formulário é aplicado no primeiro atendimento à mulher, é um instrumento para enfrentar a violência e prevenir futuras ocorrências contra a mulher, mas também pode ser aplicado em outros momentos, inclusive no contexto de descumprimento de medida protetiva para que, a partir daí, possam ser adotadas estratégias de monitoramento, como o botão de pânico […]”
Fonte: Da Redação