Cidades

Mulher é exonerada do Governo do Estado dois dias após o nascimento da filha

Uberlande Praseres é mãe da pequena Maya Praseres, diagnosticada com hérnia diafragmática congênita. Após uma gravidez complicada, a mulher foi exonerada do Governo do Estado dois dias após o nascimento da filha, atualmente com seis meses de vida. Agora, ela luta para receber a rescisão. Além disso, ela aguarda o pagamento do abono de férias há quase um ano.

Ela explicou que, em novembro do ano passado, ficou sem receber o abono de férias. Ao procurar a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a Pasta respondeu que havia ocorrido um erro, mas que ela receberia o valor no mês seguinte. O que não aconteceu.

“Quando foi no final de fevereiro, foi quando foram me explicar que ainda não tinha sido feita a solicitação do pagamento porque outras pessoas tinham ficado sem receber. Mas já estavam terminando de fazer a juntada de documentação e encaminhar para pagamento”, disse.

Após 11 meses de espera, ela ainda não recebeu a quantia. Conforme a mulher, ela precisa receber o pagamento para custear a medicação e tratamento da filha.

“Minha filha está precisando de medicamentos que são muito caros… minha filha passou 4 meses sem tomar medicação porque eu não tinha os R$ 220 para comprar a cartela da medicação dela”, falou.

Exoneração

A filha de Uberlande nasceu no dia 16 de março. Dois dias depois, sua exoneração saiu no Diário Oficial do Estado (DOE-RR), mesmo ela tendo o direito à licença maternidade. Ao procurar saber o porquê, ela não recebeu respostas concretas.

“Eu ainda estava na maternidade. Eu ainda nem tinha ido para a casa. Só que eu só fui tomar conhecimento em abril […] Também fui no gabinete procurar saber o que tinha acontecido, por que eu tinha sido exonerada, sendo que eu já estava de licença. Foi quando, na época, a assessora da secretária de Educação [Leila Perussolo], só disse para mim que eu podia ser exonerada sim e que eu fosse no RH preencher o requerimento solicitando os meus direitos”, relatou.

Assim, ela formalizou a solicitação para receber a rescisão. No entanto, ela ainda espera pelo pagamento após quase seis meses.

“Se queriam me exonerar, não tem problema. Agora pague o que é meu por direito. Até porque eu estou precisando”, falou.

Uberlande afirmou que já apelou até mesmo para políticos próximos ao governador Antonio Denarium (PP). Inclusive, já esteve com o atual titular da Seed, Nonato Mesquita, por três vezes.

“Dentre essas vezes, dentro da casa do Soldado Sampaio. Uma pessoa que, sinceramente, não sei como está aí nos representando […] Fui procurar saber se ele poderia intervir, conversar com o governador para ver se acelerava o processo para sair meu pagamento. Mas assim, me ignorou por completo”, contou.

Citada

Procurada, a Seed afirmou que Uberlande é do quadro efetivo da Pasta. Do mesmo modo, disse que ela não estava em licença maternidade, mas em licença médica. Explicou ainda que o Governo do Estado a exonerou no dia 3 de março, no entanto, ela entrou com licença maternidade no dia 16.

Sobre a cobrança de indenização, a Pasta afirmou que trata-se de verbas rescisórias e que o processo está tramitando na Secretaria.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

19 minutos ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

1 hora ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

2 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

2 horas ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

2 horas ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

4 horas ago