O número de migrantes venezuelanos fora de abrigos em dezembro de 2021 reduziu 14,9% em Roraima. Os dados são do relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) desta segunda-feira (24).
Conforme o levantamento, o estado registrou 5.044 pessoas fora de abrigos durante esse período. Já no mês de novembro, o número de pessoas fora dos abrigos chegava a 5,9 mil.
De acordo com a OIM, a diminuição dos dados ocorre devido à regularização migratória que agora pode ser feita em outras cidades do país. A autorização foi emitida pela Polícia Federal (PF) em dezembro.
Com isso, no mesmo mês, o número de pedidos de regularização da Operação Acolhida e de migrantes em situação de rua em Pacaraima diminuiu 27,33% em comparação a novembro, chegando a 2.566 pessoas.
Em contrapartida, a OIM contabilizou um aumento de 3,45% na população fora dos abrigos em Boa Vista, chegando a 2489 pessoas. Em novembro, esse número era de 2,4 mil.
Ocupações de migrantes
A pesquisa realizada pela OIM mapeou 30 ocupações espontâneas em Boa Vista e Pacaraima, bem como pessoas em situação de rua e no espaço de acolhimento instalado pela Força-Tarefa da Operação Acolhida na rodoviária da capital.
Desse total, 16 ocupações estão localizadas em Pacaraima e 14 ficam em Boa Vista.
Fonte: Da Redação