Cidades

Orla Taumanan reabre e ganha passarela que a interliga ao Parque do Rio Branco

A Orla Taumanan reabriu na noite de ontem (22) após passar por reforma. A Prefeitura de Boa Vista também inaugurou a passarela que liga o espaço com o Parque do Rio Branco.

A passarela é a continuação do Parque, entregue em 2020 pela ex-prefeita Teresa Surita (MDB). Com 70 metros de comprimento e 10 metros de largura, ela tem jardineiras, bancos e sombreiros para observar o rio.

“Reestruturamos toda a parte de suporte da Orla, que é um local que já fazia parte da vida das pessoas. Elas agora vão ter acesso ao Parque com uma passarela que fica por cima do rio”, disse o prefeito Arthur Henrique (MDB).

A Orla é um espaço feito em plataformas, que contam com lanchonetes, restaurantes, espaços para caminhada e descanso.

Todo o espaço foi modernizado: os quiosques têm uma cobertura metálica, os sistemas elétrico e hidrossanitário foram trocados, assim como o revestimento e o forro de gesso.

Orla ganhou passarela que interliga ao Parque do Rio Branco

A Orla está totalmente iluminada por lâmpadas LED, o que garante maior sensação de segurança aos visitantes. Também há um posto da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Eu nasci e me criei aqui, vi toda a mudança e a considero gratificante para todos nós que somos roraimenses. Senti que o local está mais seguro e bonito”, diz a assistente de aluno Valdirene Gomes.

Taumanan vem da língua Macuxi, que significa “paz”. Os nomes das duas plataformas do local têm origem indígena: a superior se chama Meiremê, que significa “arco-íris”, enquanto a inferior se chama Weikepá ou “nascer do sol”.

A reabertura da Orla vai garantir um espaço para horários de lazer, o happy hour, com direito a uma vista para o Rio Branco e um pôr do sol no fim das tardes.

Revitalização da Orla

Inaugurada em 2004, a Orla recebeu reforma nas fundações da estrutura. A prefeitura fez execução de blocos de coroamento, estacas raiz, bem como o reforço dos pilares existentes.

Mas todas as vigas e lajes também receberam uma nova pintura. Já as fissuras e trincas passaram por recuperação, assim como todas as principais vigas e instalação de outras para reforçar as lajes.

Um atracadouro flutuante está em construção para manter barcos amarrados entre a Orla Taumanan e o Parque do Rio Branco. O deck vai ter uma estrutura que mistura metal e madeira.

Fonte: Da Redação

Josué Ferreira

Recent Posts

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

11 horas ago

Inteligência artificial pode ser ferramenta de ensino, mostra estudo

Dados são de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

12 horas ago

Febraban alerta para golpes na ajuda para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

Algumas das orientações é que a pessoa verifique os dados do pagamento quando for efetuar…

13 horas ago

Desemprego de jovens negras é 3 vezes superior ao dos homens brancos

Pesquisa foi feita pela organização Ação Educativa com dados da Pnad

15 horas ago

Confira 5 dicas de presentes para o Dia das Mães

Dia de spa e experiência gastronômica são algumas das sugestões listadas

16 horas ago

Homem suspeito de estuprar filhas e agredir esposa é preso após descumprir medidas protetivas em Normandia

Mandado de prisão foi cumprido na Comunidade Indígena Tarame nesta sexta-feira (10)

17 horas ago