Balsa do Passarão - Foto: Reprodução
Moradores das comunidades do Baixo São Marcos, em Boa Vista, voltaram a reclamar da balsa que faz a travessia no rio Uraricoera na região do Passarão.
De acordo com os relatos, a balsa que o Governo do Estado alugou em janeiro de forma emergencial por R$ 2,2 milhões, já apresentou problemas três vezes. A ultima vez ocorreu recentemente, por conta disso, ficou parada durante toda a semana passada.
Francisco Maruai, é motorista profissional e mora na comunidade indígena Vista Alegre. Ele conversou com a equipe da TV Imperial e disse que precisa utilizar a balsa do Passarão para sair e voltar para casa.
“É uma balsa velha e a gente já tem pedido, as comunidades já se reuniram e pediram uma ponte para o rio Uraricoera. Essa balsa atende a mais de 10 comunidades indígenas que precisam dela. Aí quando ela quebra, gente fica praticamente ilhado”.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Francisco Maruai explicou que, atualmente, os moradores da região estão usando uma pequena balsa particular e serviços de barqueiros. No entanto, após fiscalização, a Marinha do Brasil constatou irregularidade.
“A Marinha veio aqui e disse que vai levar a balsa pequena, vai levar os barqueiros, quer dizer, vai apreender porque estão irregular”.
Diante do risco de as comunidades ficarem isoladas, Maruai solicita solução por parte de políticos estaduais e federais.
“O que eu peço aqui é que o poder público, os representantes, deputado federal, deputado estadual, governador e todas as pessoas que têm o poder na mão de nos ajudar nesse momento. Porque em tempo de política todo mundo entra aqui para pedir voto, Mas fora isso, ninguém nos ajuda. Ninguém nos entende a mão. Em vez de virem nos ajudar, vêm é nos atrapalhar”, reclamou.
A Secretaria dos Povos Indígenas explicou em nota que que as travessias da balsa do Passarão foram restabelecidas às 20h de quarta-feira (14). Disse ainda que a interrupção foi causada pela quebra da luva da hélice da balsa, devido à seca do rio.
Por fim, disse que a balsa menor trata-se de serviço particular prestado por terceiros e não é de responsabilidade do Governo do Estado.
Fonte: Da Redação
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Mulher, de 34 anos, disse que golpeou Luidy Gabriel Sousa do Vale para se defender…
Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…
Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami
Vítima, que estava próxima a uma motocicleta, ainda estava viva quando a PM chegou ao…
Acidente teria acontecido após o jovem perder o controle do veículo e bater no meio-fio