Cidades

Patrulha da Chuva: equipes da Prefeitura reforçam serviços de limpeza para garantir eficiência do sistema de drenagem

Além do investimento em obras de infraestrutura, existe um serviço feito pela Prefeitura de Boa Vista que faz toda diferença no período chuvoso. A Patrulha da Chuva é imprescindível para garantir a eficácia do sistema de drenagem. Após a chuva da madrugada desta terça-feira, 30, as equipes percorreram vários bairros da cidade limpando os pontos de escoamento.

O trabalho consiste em fazer a retirada de mato, lixo, areia, bem como de quaisquer resíduos que estejam atrapalhando a passagem da água. São materiais que, quando arrastados para o sistema de drenagem, ficam presos na tubulações. E assim, impedem que a água siga para as galerias, provocando a demora no escoamento e, consequentemente, os alagamentos.

Embora ocorra o ano inteiro, as ações acontecem de forma mais intensa quando chega a temporada de chuvas. “Além de reforçar a limpeza nos pontos que nós já temos mapeados, nesta época, nós ampliamos o número de equipes para atender também demandas emergenciais”, ressaltou o secretário de Serviços Públicos, Daniel Lima.

Descarte irregular de lixo prejudica o escoamento do sistema de drenagem

Somente no mês de abril, a Prefeitura recolheu mais de 500 toneladas de resíduos sólidos em valas e canais de escoamento. Para mudar essa realidade, é necessária também a mudança de hábitos da população. Pois o descarte irregular de lixo é um dos fatores que atrapalha o sistema de drenagem de operar de forma eficiente.

Conforme Fábio Atham, fiscal da equipe Patrulha da Chuva, apesar de cumprirem a programação de limpeza, em pouco tempo é necessário fazer novamente o serviço nos bairros. “Terminamos a limpeza do Cauamé no mês passado e já encontramos sacolas plásticas, embalagem de alimentos e garrafas nas bocas de lobo. Estamos refazendo o trabalho, para não prejudicar os moradores” disse.

População pode colaborar com a limpeza da cidade

Todos os bairros são atendidos com a coleta de lixo doméstico três vezes por semana. Além disso, há ainda um mutirão com capina, remoção de entulhos e galhadas a cada quatro meses.

Da mesma forma, ocorre também a limpeza de bocas de lobo, valas e canais, mas a população precisa cumprir suas responsabilidades com relação ao descarte correto de todos os resíduos produzidos em casa.

É importante lembrar que o lixo doméstico deve ser acomodado em caixas ou sacolas e depositados nas lixeiras fora de casa somente nos dias de coleta. Em caso de resíduos de poda de árvores, capina, entulhos e restos de obras é necessário solicitar o recolhimento por meio de empresas credenciadas ou agendamento no site da Prefeitura, mediante pagamento, para que sejam removidos e descartados de maneira correta.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Roraima lidera aumento da taxa de feminicídio no país

Dados do Mapa de Segurança Pública mostram que mortes aumentaram em 100% entre os anos…

3 horas ago

Obra da Caer na av. Mario Homem de Melo atrapalha trânsito e causa congestionamento em Boa Vista

Conforme relato enviado à reportagem, Companhia abriu um buraco na via e motoristas tiveram que…

4 horas ago

Empresário de Rorainópolis é morto após levar tiros no meio da rua

Vítima conhecida como ‘Fábio da Bizu’ chegou a ser socorrida e levada ao Hospital da…

5 horas ago

Sarau solidário em Boa Vista arrecada produtos de higiene para mulheres do RS

Evento gratuito será realizado na sexta-feira (24) com uma vasta programação cultural, na cafeteria Podcast…

5 horas ago

Sebrae promove palestras com o empresário Thiago Careca durante a “Semana do MEI”

Palestras ocorrem nos dias 23 e 24 deste mês em Boa Vista e Rorainópolis. Thiago…

6 horas ago

Furto de joalheria em shopping de Boa Vista segue sem solução quase seis meses após o crime; advogado cobra repostas da polícia

Segundo advogado que atua no caso, o furto causou um prejuízo de R$ 2 milhões

7 horas ago