Cidades

Patrulha Maria da Penha participa de curso nacional sobre atendimento a mulheres em situação de violência

A Patrulha Maria da Penha (PMP) de Boa Vista está participando da 33ª edição do Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça. Dessa forma, a capacitação reuniu 40 profissionais da segurança pública do Estado, incluindo guardas municipais.

O curso teve início na segunda-feira, 7, e se encerra nesta sexta-feira, 11. A formação tem como foco o aprimoramento do atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, assim como o fortalecimento da rede de proteção, que envolve diferentes instituições e esferas de governo.

Ações e resultados

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jessyka Pereira, apresentou a estrutura e as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Boa Vista por meio da PMP, assim como os resultados alcançados com o trabalho de acompanhamento às vítimas. O objetivo, conforme ela, é fortalecer a rede de proteção às mulheres.

“Desde 2015, mais de 15 mil mulheres foram atendidas por nós. Somente em 2024, a equipe atuou em 371 casos de descumprimento de medidas protetivas. Esses dados são encaminhados ao Tribunal de Justiça, o que possibilita a decretação de prisões, quando necessário”, explicou Jessyka. 

Para se ter uma ideia, até junho deste ano, o grupamento acompanhou 1.190 medidas protetivas. “São números que representam a efetividade do nosso trabalho e o compromisso com a vida das mulheres em Boa Vista”, completou.

Criada em 2015, compõe a Patrulha Maria da Penha de Boa Vista 23 guardas municipais que fiscalizam o cumprimento de medidas protetivas tanto na área urbana quanto na zona rural, incluindo, além disso, comunidades indígenas. De acordo com a GCM Ivonei Morais, a participação no curso representa uma oportunidade de troca de experiências. 

“Foram cinco dias de muito aprendizado. Nós estamos no caminho certo, ajudando cada vítima de violência doméstica atendida pela Guarda Municipal. Juntos, fortalecemos a rede de proteção, garantindo que nenhuma mulher fique desamparada ao solicitar nosso apoio em Roraima”, afirmou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

14 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

15 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

16 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

17 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

17 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

18 horas ago