Cidades

Patrulha Maria da Penha participa de curso nacional sobre atendimento a mulheres em situação de violência

A Patrulha Maria da Penha (PMP) de Boa Vista está participando da 33ª edição do Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça. Dessa forma, a capacitação reuniu 40 profissionais da segurança pública do Estado, incluindo guardas municipais.

O curso teve início na segunda-feira, 7, e se encerra nesta sexta-feira, 11. A formação tem como foco o aprimoramento do atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, assim como o fortalecimento da rede de proteção, que envolve diferentes instituições e esferas de governo.

Ações e resultados

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jessyka Pereira, apresentou a estrutura e as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Boa Vista por meio da PMP, assim como os resultados alcançados com o trabalho de acompanhamento às vítimas. O objetivo, conforme ela, é fortalecer a rede de proteção às mulheres.

“Desde 2015, mais de 15 mil mulheres foram atendidas por nós. Somente em 2024, a equipe atuou em 371 casos de descumprimento de medidas protetivas. Esses dados são encaminhados ao Tribunal de Justiça, o que possibilita a decretação de prisões, quando necessário”, explicou Jessyka. 

Para se ter uma ideia, até junho deste ano, o grupamento acompanhou 1.190 medidas protetivas. “São números que representam a efetividade do nosso trabalho e o compromisso com a vida das mulheres em Boa Vista”, completou.

Criada em 2015, compõe a Patrulha Maria da Penha de Boa Vista 23 guardas municipais que fiscalizam o cumprimento de medidas protetivas tanto na área urbana quanto na zona rural, incluindo, além disso, comunidades indígenas. De acordo com a GCM Ivonei Morais, a participação no curso representa uma oportunidade de troca de experiências. 

“Foram cinco dias de muito aprendizado. Nós estamos no caminho certo, ajudando cada vítima de violência doméstica atendida pela Guarda Municipal. Juntos, fortalecemos a rede de proteção, garantindo que nenhuma mulher fique desamparada ao solicitar nosso apoio em Roraima”, afirmou.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

11 minutos ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

39 minutos ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

51 minutos ago

Moradores de 35 bairros recebem 205 títulos definitivos

Regularização fundiária avança e ultrapassa a marca de 2 mil títulos entregues desde 2021

2 horas ago

Com ajuda do Canil, membro do PCC é preso e adolescente apreendido com drogas, celulares, balanças e dinheiro no Cidade Satélite

Acusado confessou ser membro do PCC, entregou o adolescente e indicou o depósito onde escondem…

2 horas ago

PF confirma fuga de Ramagem pela Guiana e Moraes pede extradição do deputado

Parlamentar, condenado no julgamento da trama golpista, está em Miami desde setembro após usar como…

3 horas ago