Planejada com espaços para a primeira infância, Boa Vista é referência no trabalho voltado ao desenvolvimento das crianças

Infraestrutura da capital que completará 134 anos, foi projetada para proporcionar segurança e bem-estar desde a infância para a população

Planejada com espaços para a primeira infância, Boa Vista é referência no trabalho voltado ao  desenvolvimento das crianças
Foto: Divulgação Semuc/PMBV

Base para o crescimento físico, emocional e intelectual das crianças, a primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento humano. Visando presente e futuro da população, Boa Vista é uma cidade com espaços planejados para a fase mais importante da vida, ao atender necessidades específicas do público infantil.

A infraestrutura da Capital da Primeira Infância foi projetada para proporcionar segurança, bem-estar e incentivo ao desenvolvimento das crianças. São inúmeros equipamentos disponíveis, como Selvinha Amazônica, Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, assim como o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, e outras praças da cidade.

Sem contar que espaços públicos, como Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), Parque do Rio Branco, abrigos de ônibus e prédios do município têm intervenções artísticas para estímulo ao visual infantil. De acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB), esse investimento visa um futuro brilhante e inclusivo.

“Em Boa Vista, a gente coloca as crianças no centro do desenvolvimento da cidade, garantindo espaços seguros, educativos, recreativos e estimulantes para o crescimento saudável dos nossos pequenos. Ao investir na primeira infância, estamos construindo um futuro próspero e sustentável para todos”, disse.

Capital da Primeira Infância

Eventos da Prefeitura sempre contam com espaços lúdicos, cantinho da amamentação e fraldário, mostrando que Boa Vista está preparada para a público infantil. Parques e praças com brinquedos educativos incentivam brincadeiras, socialização, bem como o desenvolvimento da coordenação motora.

Conforme Jonathas da Mota, técnico em enfermagem e pai de Pedro Henrique, de 2 anos, ele costuma criar memórias afetivas com o filho, no Complexo Ayrton Senna. “Amamos vir aqui, é um lugar atrativo. A gente fortalece vínculos e eu sei que criando esses momentos, eu deixo lembranças positivas na cabecinha dele para toda a vida”, contou.

Diana Mourão, mãe do Cristoferpher, de 2 anos, mora no Ceará e visita a capital pela segunda vez. “Há 33 anos estive aqui em Boa Vista e é impressionante como a cidade evoluiu. Trouxe meu filho para brincar. Os espaços são maravilhosos e de extrema importância para as famílias”, declarou.

Caminhos da Primeira Infância e Contextos Sociais

No bairro Nova Cidade, zona oeste, a gestão implantou o projeto “Caminhos da Primeira Infância” e interligou equipamentos do município para instigar a criatividades infantil. Com a estratégia, conectaram a praça Clotilde Thereza Duarte de Oliveira com a creche, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a creche Nova Cidade e outros equipamentos públicos. Com calçadas coloridas e desenhos nos muros, feitos por crianças, estudantes da rede municipal; os pais podem interagir com os filhos quando passam pelo local.

Outro aspecto crucial é por exemplo, a inclusão de programas que envolvem as famílias de Boa Vista, promovendo a integração social e o apoio mútuo. Referência nacional e internacional, o “Família Que Acolhe” é responsável por fazer o acompanhamento da criança desde a gestação até os 6 primeiros anos de vida.

Orçamento e Políticas Públicas

Presente no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), a Primeira Infância está entre as prioridades da gestão do município. Atualmente, cerca de R$ 190 milhões do orçamento municipal (LOA 2024) são destinados para políticas públicas voltadas para o desenvolvimento infantil.

Dentre as políticas, o Plano Municipal da Primeira Infância estabelece normas, orientações e metas a serem cumpridas pelo município com foco no desenvolvimento infantil. A proposta tem avançado. Recentemente implantaram o “Comitê das Crianças”, espaço em que as próprias crianças passam por consultadas.

Reconhecimento

O Comitê Gestor Intersetorial recebeu reconhecimento durante o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância, em São Paulo. O trabalho inovador se destacou a nível nacional, ficando entre os vencedores da Premiação de Boas Práticas para a Primeira Infância, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, ao longo dos anos Boa Vista tem recebido comitivas nacionais e internacionais que desejam aprender a cuidar das crianças.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x