Plano de mobilidade urbana: Prefeitura inicia pesquisa com motoristas de veículos particulares e de carga em Boa Vista

Pesquisadores estarão entre os dias 10 e 15 de junho em dois pontos. O primeiro é no acesso ao Anel Viário no sentido Pacaraima e o segundo no posto da PRF no sentido Manaus

Plano de mobilidade urbana: Prefeitura inicia pesquisa com motoristas de veículos particulares e de carga em Boa Vista
Foto: Divulgação/Semuc/PMBV

Como parte da elaboração do primeiro Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Boa Vista (PMUS), a Prefeitura, com consultoria da Certare Engenharia, realiza uma pesquisa entre os dias 10 e 15 de junho para coletar informações essenciais com motoristas de veículos particulares e de carga.

A iniciativa visa obter dados precisos sobre o fluxo de origem e destino de veículos motorizados e de transporte de carga. Assim, o Município poderá traçar diretrizes estratégicas para o desenvolvimento sustentável da cidade e da região metropolitana.

Nos dias 10, 11 e 12, a pesquisa ocorre no Posto da PRF na BR-174, sentido Manaus. Nos dias 13, 14 e 15 os pesquisadores estarão no acesso ao Anel Viário, sentido Pacaraima/Venezuela.

Os pesquisadores, devidamente identificados e treinados, abordarão motoristas de veículos particulares e de carga. Em seguida, vão aplicar formulários previamente aprovados pelo Comitê Gestor do PMUS. A ação contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Durante a abordagem, os motoristas responderão a um breve questionário, que dura em média quatro minutos. Serão coletadas informações sobre o endereço de origem e destino do deslocamento, motivo da viagem, horários de saída e chegada, além de questões socioeconômicas”, explicou a diretora de Mobilidade Urbana da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Nádia Leandra.

Ela explicou ainda que para os veículos de carga, o formulário incluirá perguntas adicionais sobre o tipo de carga, tara do veículo, tipo de carroceria, entre outros detalhes relevantes para o Plano de Logística de Carga do Município.

PMUS

O PMUS é uma ferramenta de planejamento que busca integrar diferentes modos de transporte e então promover a mobilidade sustentável nas cidades. O objetivo é melhorar a qualidade de vida urbana, reduzir os impactos ambientais, bem como aumentar a eficiência dos deslocamentos.

Através do PMUS, são estabelecidas diretrizes para o desenvolvimento de infraestruturas, políticas públicas e ações que incentivem o uso de transportes públicos e não motorizados, além de promover a acessibilidade e segurança no trânsito.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x