Moradores voltaram a denunciar a precariedade de pontes localizadas e das vicinais 03 e 04 da vila de Apurui, em Caracaraí, região Sul de Roraima.
Conforme o morador Welligton Sousa, a população está ilhada devido à chuva que alagou as estradas bem como estão sem serviço de energia desde às 23h dessa segunda-feira (25). Além disso, ele relata que a correnteza levou as pontes das vicinais.
“Estamos ilhados, sem energia e está difícil para todos. Nós consertamos a ponte, mas uma delas caiu. Essa outra a prefeitura nunca mandou arrumar e está nessa situação”, relata.
Estudantes sem ir à escola
Além disso, Welligton explica que os estudantes que moram na região não conseguem ir à escola e seguem prejudicados com a situação.
“Eu tenho que levar minha sobrinha, por exemplo, até um certo ponto porque o ônibus não vem aqui. Da minha casa até o local que tenho que levar minha sobrinha são 8km. Às vezes não há essa possibilidade de levar ela, pois hoje como é um dia de chuva não tem condições de levar ela para estudar”, disse.
De acordo com o denunciante, a população o problema se repete há 12 anos. Eles questionaram a prefeitura do município para que realizasse manutenção nas vicinais, mas não tiveram resposta.
“Há 12 anos ninguém conserta a vicinal 3 e 4. A antiga gestora mandou fazer uma raspagem, mas agora está do mesmo jeito de antes. Procuramos a atual gestora e também não deu em nada”, criticou.
Outro lado
O Governo de Roraima informa que a manutenção de vicinais (incluindo as pontes) é de responsabilidade das Prefeituras.
Apesar disso, o Governo do Estado, à medida que dispõe de recursos, executa esses serviços para melhorar a trafegabilidade das estradas.
Informa que a região do Apuruí está no cronograma para recuperação. Devido ao período chuvoso que teve início em março, não foi possível atender a tempo a região.
Mas de forma emergencial será enviada uma equipe para fazer a recuperação da ponte. E as estradas assim que o clima melhorar será enviada uma patrulha mecanizada para garantir a trafegabilidade no local.
Fonte: Da Redação