População deve ficar atenta para os riscos de proliferação do mosquito da dengue em Boa Vista

Conforme levantamento de junho, dos 8.198 imóveis visitados 683, foram positivos para larvas de Aedes aegypti

População deve ficar atenta para os riscos de proliferação do mosquito da dengue em Boa Vista
Agente durante visita em residência/Foto: Divulgação PMBV

A População de Boa Vista, deve estar atenta para os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti o causador da dengue. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (4) pela prefeitura da capital dos 8.198 imóveis, 683 foram positivos para larvas de Aedes aegypti.

Levantamento

Do mesmo modo, conforme o levantamento feito pela Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no mês de junho. O Índice de Infestação Predial (IIP) no município foi 8,3%, considerado como alto risco para transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya, no entanto, essa é uma realidade também de outras capitais devido o período chuvoso.

A coordenadora do núcleo de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores, Priscila Azarak, explicou então que quanto maior o percentual de infestação, maior probabilidade de transmissão.

“Pedimos que a população colabore e junte forças nessa luta contra o mosquito.”

Mais dados

Em contrapartida, das 683 amostras positivas para larvas de Aedes aegypti, 92,8% correspondem a residências, comércios e outros e 7,2% em terrenos baldios.

No período seco, o índice é baixo, entre os meses de março e abril, por exemplo, porém esse ano, no mês de março tivemos alta, por conta das chuvas atípicas e agora em junho continua o período chuvoso, tempo propício para a proliferação” explicou Priscila.

Focos e criadouros

Em relação aos tipos de criadouros das larvas de Aedes encontrados nos imóveis, o mais predominante continua sendo o lixo doméstico.

Na capital, até o dia 30 de junho,os dados apontam assim, 267 casos de Dengue. Assim, 8 confirmados, 194 estão descartados e 65 permanecem em investigação. Já de chikungunya, 44 notificados, 8 confirmados, 33 descartados e 3 estão em investigação.

Por fim, os registros para os casos de zika, apontam ainda que 13 notificados, 1 confirmado, 11 descartados e apenas 1 em investigação.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x