Cidades

Praça do Tepequém gera renda para moradores

Segundo o Departamento Estadual de Turismo de Roraima, a Serra do Tepequém, no município de Amajari, é o destino que mais recebe pessoas em Roraima. Entre os destaques da região estão as cachoeiras e o platô da Serra do Tepequém. E hoje, o local conta ainda com um novo espaço: a Praça do Tepequém.

E apesar de receber muitas pessoas, a vila do Tepequém não tinha um local para a própria comunidade. Porém, isso mudou em 2019, com a nova praça. A obra teve o apoio do presidente do MDB-RR, Romero Jucá.

“Eu sempre ajudei a construir espaços de convivência por todo o Estado. Além de incentivar a qualidade de vida, as praças, por exemplo, servem para o esporte, para os shows, os eventos e ainda geram renda”.

Moradora conquista o seu próprio negócio

Para a moradora Gabriela Souza, a Praça do Tepequém foi, portanto, o caminho para a realização do seu sonho. Antes de morar na vila, ela nem conhecia o local. Porém, aceitou o convite feito pelo marido e se mudou para a Serra.

“Eu estava cansada de ter patrão. E meu sonho era ter o meu próprio negócio. Então, quando eu ganhei a chance de usar o quiosque na praça foi muito bom”.

A moradora conta que, antes, a renda era pequena. No entanto, ela buscou por novidades e com isso, atraiu mais clientes. E logo, teve mais renda. “A gente ficava feliz com R$ 30 ou R$ 70. Depois, servimos o churrasquinho e o guaraná. Assim, a nossa renda aumentou muito”.

Conforme ela, o trabalho de Romero Jucá ajudou a criar um espaço para a comunidade. “Os recursos que o Romero Jucá trouxe para essa praça foram muito importantes. Porque antes, os turistas não tinham um lugar para se encontrar e conversar. E aqui, a gente serve os turistas todos os dias”.

Clique aqui para conhecer a história da Gabriela.

Mais espaços que geram renda

Como senador, Romero Jucá trouxe os recursos que ajudaram a construir espaços públicos em vários municípios. E da mesma forma que na Praça do Tepequém, nesses espaços há locais para a geração de renda.

A Feira Amazon Dalva, que fica no município de Rorainópolis, por exemplo, gera renda para mais de 300 pessoas. Assim também é na Praça Central de Alto Alegre, onde há restaurantes e até uma barbearia.

Já na capital a parceria com a ex- prefeita Teresa Surita ajudou a criar locais como o Centro Comercial Waikîri e a nova Praça de Alimentação da Ene Garcez. Só em Boa Vista, são mais de 1.800 famílias que tiram a sua renda nas praças e parques da cidade.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

3 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

3 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

4 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

5 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

6 horas ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

6 horas ago