Praças melhoram qualidade de vida da população em Boa Vista

Pesquisa de 2019 aponta Boa Vista como uma das cidades mais saudáveis do país

Praças melhoram qualidade de vida da população em Boa Vista
Praças, parques e ciclovias planejadas, estimulam a prática esportiva/ Foto: Guilherme Moraes

As praças de Boa Vista são Famosas por seus espaços de lazer e esportes. A população tem o privilégio de contar com lugares amplos para o movimento.

A pandemia fez muita gente engordar e no Brasil, os efeitos foram ainda piores. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, entre 2003 e 2019, o número de pessoas obesas no país dobrou. Saiu de 12,2% para 26,8%, conforme o último estudo divulgado em outubro de 2020. Por isso também, muita gente passou a buscar mais por saúde e bem-estar.

Saúde e bem-estar também marcaram as pesquisas feitas no Google. Segundo o sistema de busca mais popular na internet, o Relatório do Ano 2021, mostra que na pergunta “Quanto Custa”, cilindro de oxigênio, implante dentário e teste de covid-19, lideram a lista.

Da mesma forma, Como fazer Horta em Casa e até, Como Fazer Soro Caseiro aparecem entre os itens mais pesquisados pelos brasileiros.

Por isso, dizer que saúde e bem-estar são as maiores riquezas que uma pessoa pode ter nos dias atuais, não é exagero. E nessa busca pela saúde e bem-estar, praticar uma atividade física é o indicado por quase todos os profissionais. No entanto, ainda tem gente que não consegue incluir os exercícios na rotina.

Saúde e bem-estar: uma praça faz a diferença

No caso da servidora pública Elisangela Marques, por exemplo, a dificuldade era o sol. Isso porque, a luz solar afeta a sua pele.

Além do mais, ela tem asma o que limita as suas opções. Contudo, ela encontrou na praça do seu bairro o espaço ideal para ter saúde e bem-estar.

“É muito difícil quando você mora em uma cidade que não tem um local para a prática de esportes ou lazer. É ruim porque você se sente ocioso”.

Ela mora em Mucajaí, que fica na região Sul de Roraima, e viu a sua vida melhorar com a reforma da praça do seu bairro.

“No final de 2014, eu estava com 100 quilos. E eu moro perto da Praça Chaguinha Bahia. Então quando ela foi revitalizada, eu decidi me exercitar. Da mesma forma, mudei a minha alimentação e hoje eu estou muito melhor”.

Nesse sentido, a Elisangela prova que os espaços públicos, como as praças e os parques, incentivam a saúde e bem-estar. E Boa Vista é o exemplo disso.

De acordo com a revista Bula, em 2019, a capital de Roraima estava entre as cidades mais saudáveis do país.

Para fazer a lista, a pesquisa usou dados sobre doenças como a pressão alta e a diabetes, bem como, a rotina de exercícios da população.

Assim, as praças, os parques, as ciclovias e até as avenidas bem planejadas servem como um estímulo à prática esportiva. Ou seja, são espaços que ajudam com a saúde e bem-estar das pessoas.

Espaços de lazer e convivência por todo o Estado

Em Mucajaí, a reforma da praça Chaguinha Bahia teve o apoio de Romero Jucá.

Do mesmo modo, Romero Jucá ajudou os outros municípios com a criação de mais espaços de lazer. E como resultado o Estado ganhou mais praças, parques e até novas Vilas Olímpicas.

“Eu fui atleta na juventude. Sendo assim, eu sei o quanto o esporte e as atividades físicas ajudam com a saúde e bem-estar. São falas como a da Elisângela, mostram que esse é um trabalho que melhora a vida das pessoas”.

Nos últimos anos, Romero Jucá conseguiu os recursos para cerca de 60 convênios federais usados em obras nos municípios de Roraima.

Em relação às praças e parques, recentemente, Caracaraí ganhou a Praça de Vista Alegre e Boa Vista, o Parque Linear do Bairro dos Estado, Chico do Carneiro.

“Esses espaços valorizam a região e criam ambientes para a convivência familiar. Além disso, também geram renda e, claro, promovem saúde”.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x