Prefeito Arthur Henrique anuncia implantação do 6º ano na rede municipal de educação

Gestor, juntamente com a secretária de Educação, Consuêlo Sales, concederam entrevista ao jornalista Bruno Perez nesta segunda-feira (11), no programa Rádio Verdade da 93 FM

Prefeito Arthur Henrique anuncia implantação do 6º ano na rede municipal de educação
Foto: Roraima em Tempo/Polyana Girardi

O prefeito Arthur Henrique (MDB) e a secretária da Educação Consuêlo Sales anunciaram a implantação do 6º ano do ensino fundamental na rede de ensino municipal durante entrevista ao jornalista Bruno Perez, no programa Rádio Verdade da 93 FM, desta segunda-feira (11).

A implantação vai ocorrer primeiro em uma escola-piloto. Conforme Consuêlo, a rede de ensino cresceu, por isso a importância de realizar mudanças.

“A rede cresceu em número de alunos e servidores. Manter e melhorar a qualidade é um desafio. Por isso, ano que vem conforme o anúncio do prefeito, vamos ampliar o ensino fundamental para atender em uma escola-piloto o 6º ano”, disse a secretária.

Além disso, Arthur Henrique explicou que desde 2013 ele vem acompanhando as ações na educação e ouve relatos de mães preocupadas com os filhos que vão deixar a escola do município.

“A partir de fevereiro do ano que vem, teremos a primeira escola com o 6º ano implantado em Boa Vista. Então, alguns pais já estão sabendo e já recebi áudios com agradecimentos,” disse.

Ainda de acordo com Arthur Henrique, a intenção é que, nos anos seguintes ocorra a implantação do 7º ao 9º anos.

“Consequentemente vamos ampliando nessa mesma escola os anos seguintes, até a gente alcançar o 9º ano. Ou seja, quem fizer o 6º ano [em 2024], em 2025 já poderá fazer o 7º ano e aí vai até o 9º ano. É um trabalho muito importante e precisamos seguir esse processo para implantar aquilo que podemos realizar”, ressaltou.

Prêmio Meritocracia

Do mesmo modo, o prefeito falou sobre a valorização e reconhecimento dos professores, por meio do Prêmio Meritocracia. Este ano, mais de 240 profissionais vão receber o prêmio pelo destaque no trabalho. A cerimônia ocorre nesta terça-feira (12), no Espaço Mosaico, no bairro Asa Branca.

“São quase 3 mil professores na nossa rede e eles se dedicam muito. Criamos esse prêmio para incentivar as novas práticas. Dividimos o prêmio em sete categorias diferentes. E esse ano tem novidades, pois vamos levar os professores que estiverem em primeiro lugar para um intercâmbio nacional que eles escolherem”, disse.

Consuêlo confirmou as informações e ressaltou o compromisso da Prefeitura com a educação. “Isso é a Prefeitura investindo e valorizando também o servidor.”

Fundeb

Durante a entrevista, Arthur também falou sobre os recursos da educação e do Fundeb. “O Fundeb é um recurso destinado pelo Governo Federal para todos os municípios do país. Nossa estimativa é que a gente receba em torno hoje de R$ 380 milhões, no entanto, esse valor não é definido, pois depende da arrecadação do Governo Federal”, explicou.

Arthur também explicou que os recursos do Fundeb são voltados para atender diretamente os alunos da rede. “70% é o mínimo que a gente precisa executar com o Fundeb e a nossa previsão já é de 86,48%. Ou seja, é o que a gente já investiu até agora. É importante dizer o que a Lei diz, sobre quando o gestor não atinge o mínimo. Caso a gente não atinja os 70% a gente pode usar o recurso para atingir esses 70% e fazer um rateio. Ou seja, a Lei só meu autoriza a fazer isso se eu não atingir os 70%. No entanto, a gente aplica o recurso da forma certa”, disse Arthur.

Projetos para educação

Por fim, o prefeito relembrou as ações para a educação que beneficiam os alunos. “Já entregamos 10 creches e estamos fazendo a ampliação de escolas de ensino fundamental. Implantamos quadras poliesportivas em várias escolas e temos algumas em construção. Esse ano teve a matrícula online das creches e o mesmo vai acontecer para o ensino fundamental”, finalizou.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lúcia Fátima da Silva Araújo de Carvalho

E quais os professores que irão atender esse 6 anos? tendo em vista que não é só pedagogos e sim disciplinas específicas, como: português, matemática, e outras?

ELZELIAS DE OLIVEIRA EDUARDO

pois é, tenho essa dúvida também. Serão selecionados aqueles que tem outra licenciatura que já fazem parte do quadro da prefeitura? Eu no caso tenho letras portugues

2
0
Would love your thoughts, please comment.x