O prefeito Arthur Henrique (MDB) e a secretária da Educação Consuêlo Sales anunciaram a implantação do 6º ano do ensino fundamental na rede de ensino municipal durante entrevista ao jornalista Bruno Perez, no programa Rádio Verdade da 93 FM, desta segunda-feira (11).
A implantação vai ocorrer primeiro em uma escola-piloto. Conforme Consuêlo, a rede de ensino cresceu, por isso a importância de realizar mudanças.
“A rede cresceu em número de alunos e servidores. Manter e melhorar a qualidade é um desafio. Por isso, ano que vem conforme o anúncio do prefeito, vamos ampliar o ensino fundamental para atender em uma escola-piloto o 6º ano”, disse a secretária.
Além disso, Arthur Henrique explicou que desde 2013 ele vem acompanhando as ações na educação e ouve relatos de mães preocupadas com os filhos que vão deixar a escola do município.
“A partir de fevereiro do ano que vem, teremos a primeira escola com o 6º ano implantado em Boa Vista. Então, alguns pais já estão sabendo e já recebi áudios com agradecimentos,” disse.
Ainda de acordo com Arthur Henrique, a intenção é que, nos anos seguintes ocorra a implantação do 7º ao 9º anos.
“Consequentemente vamos ampliando nessa mesma escola os anos seguintes, até a gente alcançar o 9º ano. Ou seja, quem fizer o 6º ano [em 2024], em 2025 já poderá fazer o 7º ano e aí vai até o 9º ano. É um trabalho muito importante e precisamos seguir esse processo para implantar aquilo que podemos realizar”, ressaltou.
Do mesmo modo, o prefeito falou sobre a valorização e reconhecimento dos professores, por meio do Prêmio Meritocracia. Este ano, mais de 240 profissionais vão receber o prêmio pelo destaque no trabalho. A cerimônia ocorre nesta terça-feira (12), no Espaço Mosaico, no bairro Asa Branca.
“São quase 3 mil professores na nossa rede e eles se dedicam muito. Criamos esse prêmio para incentivar as novas práticas. Dividimos o prêmio em sete categorias diferentes. E esse ano tem novidades, pois vamos levar os professores que estiverem em primeiro lugar para um intercâmbio nacional que eles escolherem”, disse.
Consuêlo confirmou as informações e ressaltou o compromisso da Prefeitura com a educação. “Isso é a Prefeitura investindo e valorizando também o servidor.”
Durante a entrevista, Arthur também falou sobre os recursos da educação e do Fundeb. “O Fundeb é um recurso destinado pelo Governo Federal para todos os municípios do país. Nossa estimativa é que a gente receba em torno hoje de R$ 380 milhões, no entanto, esse valor não é definido, pois depende da arrecadação do Governo Federal”, explicou.
Arthur também explicou que os recursos do Fundeb são voltados para atender diretamente os alunos da rede. “70% é o mínimo que a gente precisa executar com o Fundeb e a nossa previsão já é de 86,48%. Ou seja, é o que a gente já investiu até agora. É importante dizer o que a Lei diz, sobre quando o gestor não atinge o mínimo. Caso a gente não atinja os 70% a gente pode usar o recurso para atingir esses 70% e fazer um rateio. Ou seja, a Lei só meu autoriza a fazer isso se eu não atingir os 70%. No entanto, a gente aplica o recurso da forma certa”, disse Arthur.
Por fim, o prefeito relembrou as ações para a educação que beneficiam os alunos. “Já entregamos 10 creches e estamos fazendo a ampliação de escolas de ensino fundamental. Implantamos quadras poliesportivas em várias escolas e temos algumas em construção. Esse ano teve a matrícula online das creches e o mesmo vai acontecer para o ensino fundamental”, finalizou.
Fonte: Da Redação
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
View Comments
E quais os professores que irão atender esse 6 anos? tendo em vista que não é só pedagogos e sim disciplinas específicas, como: português, matemática, e outras?
pois é, tenho essa dúvida também. Serão selecionados aqueles que tem outra licenciatura que já fazem parte do quadro da prefeitura? Eu no caso tenho letras portugues