Cidades

Prefeitura com Você: educação especial e conscientização sobre o autismo são destaques na ação no Bairro Equatorial

Em alusão ao Abril Azul – Mês de Conscientização sobre o Autismo, o Prefeitura Com Você levou a temática para o bairro Equatorial neste sábado, (27) .

Os serviços desenvolvidos na Educação Especial das escolas municipais estão disponíveis durante o evento, que ocorre entre 8h e 16h, na Escola Municipal Hilda Franco. O objetivo é conscientizar e orientar as famílias sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Como resultado, para demonstrar como ocorre a abordagem didática para as crianças e famílias com casos clínicos de TEA no município, a Prefeitura levou palestras, espaço lúdico para a diversão da criançada, sala de acolhimento para crianças e pais receberem atendimento individualizado, contação de histórias e exposição de vídeos e filmes. Tudo com a temática “Abril Azul” e foco na Educação Especial na capital.

“Trouxemos também a Sala de Recursos Multifuncionais, uma forma de trabalhar o estímulo sensorial desde a infância, que é mais sensível em pessoas autistas e pode ocasionar desconforto durante as ações do cotidiano. Cada criança é diferente, então é necessário falar sobre o autismo e orientar a população para garantir a inclusão”, disse a adjunta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Meiry Jane.

A educação como porta de entrada para a inclusão

Do mesmo modo, a moradora do Jardim Equatorial, Nataly Vallenilla, tem 29 anos e é mãe de três crianças. Dentre os filhos, está o Sebastian, de 10 anos. Em 2023, o pequeno recebeu diagnóstico para TEA. Desde bebê, Nataly observou comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social do filho. Ao fazer a matrícula da criança na Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes, os profissionais orientaram a mãe sobre o processo do diagnóstico.

“Desde o ano passado, conto com o apoio da escola. Participo de palestras, conversas e dinâmicas. Então, eu consegui entender o que é o autismo e melhorei a comunicação com o meu filho. É um processo novo para mim e para ele, mas estamos nos saindo bem. Dessa forma, aprendi que cada criança é diferente e estou fazendo de tudo para acolher e incluir o Sebastian”, afirmou a mãe.

Atenção e cuidado da Prefeitura

Assim como ocorreu na Raimundo Eloy Gomes, acontece também nas demais escolas municipais. Os profissionais são capacitados para identificar sinais de possível TEA e orientar os responsáveis. São disponibilizados diversos serviços para a inclusão dessas crianças. E hoje, todo esse trabalho de inclusão da prefeitura teve evidência.

“A Educação Especial da SMEC oferece profissionais de apoio para os alunos que necessitam, assim como atendimento educacional especializado. Para as crianças com deficiência auditiva e visual, ocorre a educação bilíngue, em LIBRAS e Braille. Além do apoio nos centros especializados”, contou a gerente de Educação Especial, Paula Pinheiro.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Foragido da Justiça que atirou em segurança de eventos é preso pela PRF em Mucajaí

Crime aconteceu na madrugada do dia 28 de março, durante uma festa no Centro de…

2 horas ago

Adolescente é apreendido suspeito de estuprar menina em Boa Vista

Vítima desapareceu na última quarta-feira, 2, e foi encontrada no dia seguinte, quando relatou sobre…

2 horas ago

Justiça de RR intima governador e secretária de Saúde e estipula multa diária de R$ 10 mil se cirurgia cardíaca de paciente não for feita em 10 dias

Mulher aguarda há mais de 20 dias pelo procedimento conhecimento como "ponte de safena". Segundo…

2 horas ago

FAB suspende temporariamente buscas por meios aéreos de avião desaparecido na Terra Yanomami, em RR

Medida é motivada pela falta de indícios sobre a aeronave. Salvaero Amazônico chegou a ser…

3 horas ago

Alunos são novamente dispensados após ‘escola de lona’ alagar com a chuva

Essa é a terceira vez que os estudantes do Colégio Militarizado Wanda David Aguiar têm…

4 horas ago