A Prefeitura de Boa Vista empossou os 15 novos conselheiros tutelares e 15 suplentes em cerimônia nesta quarta-feira (10), no Teatro Municipal.
Agora, eles que foram eleitos por voto popular, vão cumprir mandato de quatro anos. O processo seletivo ocorreu em três etapas e as eleições aconteceram em outubro do ano passado.
Conforme o secretário adjunto Municipal de Gestão Social, Gabriel de Paula os conselheiros vão desempenhar um importante papel na sociedade.
“O Conselho Tutelar é formado para que resguarde, proteja nossas crianças e adolescentes. Principalmente aqueles que não tem um amparo em suas casas. Os conselheiros tutelares são o braço da sociedade para a proteção desses menores”, disse.
Do mesmo modo, a presidente da Comissão Eleitoral do Conselho, a conselheira de Direito, Angela Mávia, falou sobre o processo para a escolha dos conselheiros. Conforme ela, houve a participação de mais 30% da população.
“A população se conscientizou sobre a importância de termos conselheiro tutelares atuando em prol da garantia dos direitos. Após a eleição os nossos 15 primeiros conselheiros eleitos tomaram posse. Eles são os guardiões da criança e defensores que lutam pelos menos favorecidos”, explicou.
Desafios
O conselheiro tutelar Herison Marinho, destacou que o trabalho é um propósito de defender as crianças e adolescentes. “O desafio é um propósito e não apenas estar atuando na garantia dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município, mas de defender a família. Pretendo desenvolver a função da melhor forma possível”, disse.
Sobre o Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é um órgão municipal. Logo, a sua missão é a de representar a sociedade na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes contra qualquer ação ou omissão do Estado, ou dos responsáveis legais.
Atualmente, Boa Vista possui três Conselhos Tutelares: Centro, Caimbé e por fim Pintolândia. Cada um deles tem cinco conselheiros atuando.
Fonte: Da Redação