TRE-RR desenvolve aplicativo para facilitar eleição de escolha dos novos conselheiros tutelares em Boa Vista

Aplicativo chamado SAE-Caderno oferece diversas funcionalidades que tornam o processo prático e seguro; ferramenta é capaz de verificar informações como nome, número do título de eleitor, zona e seção eleitoral, evitando duplicidades e garantindo a lisura do processo

TRE-RR desenvolve aplicativo para facilitar eleição de escolha dos novos conselheiros tutelares em Boa Vista
Aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-RR/Foto Divulgação TRE-RR

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), desenvolveu um aplicativo inovador para facilitar o processo de eleição do Conselho Tutelar. O SAE-Caderno é o nome do aplicativo criado com o objetivo de modernizar e agilizar o sistema eleitoral, proporcionando mais transparência e eficiência para todos os envolvidos.

Ele é desenvolvido pela STIC e oferece diversas funcionalidades que tornam o processo de eleição mais prático e seguro.

Dessa forma, uma das principais características é a possibilidade de realizar o cadastro de eleitores de forma digital, eliminando a necessidade da procura manual de dados do eleitor. Do mesmo modo, o aplicativo agiliza o processo e reduz a ocorrência de erros no momento da votação.

Além disso, o aplicativo permite a criação de uma base de dados eleitoral atualizada e precisa, facilitando a identificação dos eleitores aptos a votar. Com essa ferramenta, é possível verificar informações como nome, número do título de eleitor, zona e seção eleitoral, evitando duplicidades e garantindo a lisura do processo.

Funcionalidade do aplicativo do TRE-RR

Conforme o TRE-RR, a funcionalidade do aplicativo ocorreu durante o treinamento dos mesários. Momento da explicação sobre a legislação eleitoral específica para as eleições do Conselho Tutelar.

Além disso, ocorre a apresentação dos procedimentos de votação. Que é desde chegada do eleitor até a apuração dos votos.

Logo, o treinamento de mesários tem o objetivo de fornecer conhecimento teórico e prático das atribuições, responsabilidades e procedimentos nas eleições do Conselho Tutelar. Assim, a capacitação é então essencial, pois assegura que o processo eleitoral tenha a condução na forma correta e imparcial.

Por fim, o processo visa a segurança dos dados, sendo esta uma preocupação central no aplicativo desenvolvido pela STIC.

Lei mais sobre as eleições aqui:

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x