A Prefeitura de Boa Vista realizou nesta quinta-feira (30) a primeira entrega de títulos definitivos de 2023 para moradores de 26 bairros da capital. Do total, foram 540 de interesse social (sem custo algum para os beneficiários) e 11 particulares.
O documento devidamente registrado em cartório é a garantia jurídica do cidadão sobre o imóvel. Além disso, valoriza o terreno, constitui herança e ainda possibilita o acesso ao financiamento bancário para obras de reforma da casa, dentre outros benefícios.
O prefeito Arthur Henrique (MDB) com a entrega dos títulos, mais de 550 famílias passam então a ter direito sobre seus imóveis.
“Para as famílias, é uma segurança, valoriza o imóvel. O imóvel passa a valer mais, dá gereditariedade para a família […] Já para o pessoal dos lotes comerciais, passam a ter linhas de financiamento de crédito em bancos. Então realmente é uma ação muito importante”, ressaltou.
Transferência de terras
Além disso, Arthur agradeceu ao presidente do MDB regional, Romero Jucá, pelo trabalho que ele fez na transferência das terras da União para o município de Boa Vista.
“Eu quero fazer uma referência e um agradecimento ao Romero pelo trabalho que ele fez enquanto ele era senador. A gente está entregando 551 títulos. Se o Romero não tivesse feito o trabalho que ele fez, eu estaria entregando nesse momento apenas 175 títulos. Ou seja, mais 350 títulos, hoje só estão sendo entregues por causa do trabalho que o Romero fez como senador, garantindo a transferência dessas terras que estavam em posse da União Federal”, destacou.
Romero Jucá afirmou estar muito satisfeito e feliz de ter colaborado com a ação.
“Eu liberei áreas do Governo Federal para a Prefeitura para poder titular essas terras. Ou seja, todo mundo ganha. Ganha a cidade, ganha a população e é mais uma ação que beneficia muitas pessoas”, disse
‘Dignidade’
O presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Sérgio Pillon, explicou que a regularização fundiária é prioridade da Prefeitura de Boa Vista. Conforme ele, a meta é dar dignidade e segurança jurídica aos moradores.
“80% desses títulos são registrados em cartório gratuitamente para a pessoa. A pessoa recebe o título já registrado, sem ônus nenhum. É uma concessão em áreas consideradas de interesse social determinadas pelo prefeito que pediu para a gente dar prioridade a regularização dessas áreas”, disse.
Para a comerciante Fabrícia Tiane Araújo, que mora há 23 anos no bairro Jardim Primavera, o sentimento é de vitória.
“Eu agradeço a Deus em primeiro lugar e também à Prefeitura de Boa Vista que está dando essa oportunidade da gente adquirir esse título”, afirmou.
Fonte: Da Redação