Foto: Divulgação PMBV
A Prefeitura de Boa Vista lançou nesta quarta-feira, 16, o edital para as inscrições de novas turmas do curso de robótica educacional.
Ao todo, são 200 vagas gratuitas para crianças de 9 a 14 anos. As aulas acontecem no Centro Municipal de Inovação (CMI), na avenida Glaycon de Paiva, nº 1820, no bairro Mecejana.
As inscrições ocorrem exclusivamente pela plataforma Cidade Social, das 9h do dia 21 de julho até às 18h do dia 22 de julho. Caso o número de inscritos exceda o limite de vagas disponíveis, ocorrerá sorteio público.
De acordo com a Prefeitura, a seleção ocorre por meio de uma prova com questões de português, matemática e uma produção textual. Como resultado, vagas estão divididas entre os turnos da manhã e da tarde. O edital e demais documentos do processo estão disponibilizados no site. Clique aqui.
“O curso tem duração total de 40 horas, com aulas duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, com duas horas de duração por encontro com foco no desenvolvimento de habilidades relacionadas à lógica, raciocínio matemático, trabalho em equipe, organização e planejamento de projetos” explicou o diretor-executivo de inovação e desenvolvimento, Marco Cury.
O curso surgiu no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), durante a gestão da prefeita Teresa Surita. Ele teve então, o apoio do vice-prefeito e secretário municipal de Tecnologia à época, Arthur Henrique, que teve papel fundamental na criação e estruturação do projeto.
Em 2025, com a reestruturação da Prefeitura de Boa Vista, o espaço foi renomeado como Centro Municipal de Inovação (CMI), passando a ser vinculado à Agência Municipal de Empreendedorismo (AME BV), fortalecendo sua atuação como referência na formação de jovens talentos.
“O curso de robótica tem um papel fundamental na formação dos nossos alunos. A cada desafio proposto, os estudantes desenvolvem a capacidade de encontrar soluções práticas e inovadoras. É um aprendizado que sai da teoria e ganha vida nas mãos de cada criança e jovem“, disse a Presidente da AME BV, Luciana Surita.
Por fim, além de investir em estrutura e formação, a prefeitura também incentiva a participação dos estudantes em competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a First Lego League Challenge (FLL).
Fonte: Da Redação
Nenhum apostador acertou as seis dezenas
Portaria define apoio do Ministério do Desenvolvimento ao longo de um ano; municípios devem aderir…
Ao todo, mais de 54 mil alunos serão atendidos em 145 unidades escolares do município.
São Raimundo venceu o Rio Negro por 2 a 1, enquanto o Baré venceu o…
Processo não estabelece número máximo de vagas e contratação ocorrerá em todo estado
Vagas são distribuídas nos seis programas de residência